A formação identitária negra frente à educação antirracista
uma análise a partir da narrativa autobiográfica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30482Palabras clave:
Educação antirracista, Formação de professoresResumen
O artigo discute a formação identitária negra a partir de reflexões da autora sob sua trajetória de vida. Para tal, utilizou-se a narrativa autobiográfica como metodologia base, intercalando as discussões de autores, referências na temática das relações étnico-raciais, entendidas aqui como construções sócio-históricas, influenciadas tanto pelo racismo estruturado na sociedade brasileira quanto pela herança europeia dominante. A autora, como sujeito sociocultural, faz o exercício de perceber os encontros com o outro e as desigualdades manifestas nestas relações, sem perder de vista o entrecruzamento do gênero e de raça presente na sua formação identitária. A Pedagogia, pautada por seu papel educativo transformador, questiona quaisquer indícios contra a dignidade do ser humano e sua liberdade, além de contribuir na formação de uma sociedade mais justa, igualitária e, de fato, antirracista.
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