A literatura para infância em e-book
navegando pelo ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30016Palabras clave:
E-book, Literatura infantil, Leitor contemporâneoResumen
Este texto objetiva averiguar como a Literatura Infantil se adequa aos avanços tecnológicos digitais e de acessibilidade, em particular os Livros Eletrônicos, também conhecidos como e-books. Para isso, realizou-se o mapeamento de e-books em seis sites. A partir desse levantamento, foram escolhidos dois sites para análise. Constatou-se que as tecnologias digitais possibilitam o surgimento de um leitor diverso do material impresso, nasce, portanto, o leitor contemporâneo, que não somente lê, mas ajuda a construir o texto-desfecho da obra. Porém, os e-books que foram encontrados nesta investigação ainda não se utilizam muito dos recursos tecnológicos disponíveis em sociedade, mudando basicamente o suporte de leitura e, em alguns, a movimentação de uma animação da história e a narração não se dá de forma linear e não permite escolhas por parte dos leitores na continuidade ou mudança da história.
Descargas
Citas
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
CORREA, Viriato. O bandeirante do livro. Diário de S. Paulo, São Paulo, 2 set. 1932.
DEBUS, Eliane. Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil. São Paulo: Paulus, 2006.
DEBUS, Eliane. Linguagem e infância III: a escrita e sua historicidade. Palhoça: Unisul Virtual. 2008.
GIRARDELLO, Gilka. Produção Cultural infantil diante da tela: da TV à internet. In: FANTIN, Mônica.; GIRARDELLO, Gilka. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas, SP: Papirus, 2008.
LAJOLO, Marisa. ; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil. São Paulo: Ática, 1987.
LEÃO, Andréa. A magia da civilização: uma sociologia do livro para as crianças na República das Letras. In: SERRA, Elizabeth. (Org.). Ética, estética e afeto na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Global, 2001.
LIMA, A. B. S.; L., W. D. O ebook infantil e as relações texto-imagem-interação. p. 3263-327. In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. (v. 1, n. 4). São Paulo: Blucher, 2014.
MARTINS, Aracy Alves , et al. Livros & telas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2011.
Nascimento, José Augusto de Abreu. A leitura Hipermídia: formando os leitores do século XXI. Anais do IV CLUERG-SG. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. Consultado em Janeiro 15, em http://www.filologia.org.br/cluerj-sg/anais/iv/completos/comunicacoes/Jos%C3%A9%20Augusto%20de%20Abreu%20Nascimento.pdf
ROSING, Tânia; ZILBERMAN, Regina. (Orgs.) Escola e leitura: a velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
TEIXEIRA, Deglaucy Jorge. A interatividade e a Narrativa no Livro Digital Infantil: Preposição de uma matriz de análise. Dissertação de mestrado em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2015.
ZILBERMAN, Regina. A literatura Infantil na Escola. (2 ed.). São Paulo: Global, 1982.