Saberes docentes e os bebês
os espaços como coeducadores na creche
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29969Palabras clave:
Formação continuada, Espaço educador, Educação de bebêsResumen
Este artigo apresenta um relato de experiência de formação continuada no município de Santo André/SP, constituindo-se em uma das ações de implementação da Proposta Curricular Municipal. O trabalho formativo teve como objetivo a tematização do espaço como coeducador, com foco no berçário, compreendendo-o como um ambiente promotor de experimentações e vivências que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem dos bebês. Os encontros com os(as) educadores(as) foram pautados em estudos teóricos e discussões sobre a prática pedagógica à luz da concepção sócio-histórico-cultural defendida no currículo da cidade. Como resultado observa-se, a partir dos relatos dos(as) docentes, que a formação proporcionou reflexão e o compartilhar de experiências que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos(as) participantes que atuam na primeiríssima infância.
Descargas
Citas
BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-acao-pedagogica-bebes-m-carmem/file. Acesso em 01/06/2019.
BORGES, Juliana Diniz Gutierres; GARCIA, Maria Manuela Alves. A Formação para Docência na Educação Infantil nos cursos de Pedagogia de Universidades Públicas Gaúchas. IV Congresso Nacional de Formação de Professores e XIV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Aguas de Lindóia, São Paulo, 2018.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 mar. 2020
BRASIL. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 01, de 07 de abril de 1999. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 09 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 14.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
DOCUMENTÁRIO O Começo da Vida. Diretora Estela Renner. Apresentado por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard van Leer Fundation, Alana. Unicef. Produzido por Maria Farinha Filmes. 2016. Disponível em ocomeçodavida.com.br Acesso em 06 de maio. de 2019
FARIAS, Cristiane dos Santos; MAGALHÃES, Cassiana; LEITE, Luana Carolina Cruz. Os impactos da organização do espaço para o trabalho pedagógico com bebês. Congresso-EDUCERE. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). 13°Edição. Curitiba, Paraná. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa - 12. Ed.-São Paulo: Paz e Terra:1999.
GANDINI, Leila. Espaços educacionais e envolvimento pessoal. In: EDWARDS, C. P. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 95-111.
GUARNIERI, Maria Regina. O início na carreira docente: Pistas para o estudo do trabalho do professor. In: Anais da Anped, 1997.
MALAGUZZI, Loris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguagens da Criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. p.59-104.
PASQUALINI, Juliana Campregher. A periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. Infância e pedagogia histórico-crítica, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido; FUSARI, José Cerchi; PEDROSO, Cristina Cinto Araujo; PINTO, Umberto de Andrade. Os cursos de licenciatura em Pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, volume 43, número 1, pág 15-30, jan./mar., 2017.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SOUZA, Renata Junqueira de; HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack; SILVA, Isabela Fernanda Roberto da; A organização do espaço escolar na educação infantil. Revista Zeroa-seis. 2016
Ateliê Carambola Escola de Educação Infantil. III Mostra Cultural da Infância. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QKgm65fBTYY. Acesso em: 20 de maio. de 2019.
VILLACHAN-LYRA, Pompéia.; QUEIROZ, Ericka, Fernanda. F. MOURA; Rosemery. Batista. e GIL, Márcia. Entendendo o desenvolvimento infantil: contribuições das neurociências e o papel das relações afetivas para pais e educadores. Recife. 2017.50p.