Educação empreendedora no ensino profissional
utilização de uma sequência didática na formação de cidadãos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.29831Palabras clave:
Educação empreendedora. Formação do cidadão. Educação profissional e tecnológica. Sequência didáticaResumen
Este artigo tem como objetivo investigar de que forma a educação empreendedora pode contribuir para a formação do cidadão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Santa Teresa. Utilizou-se neste estudo a análise de documentos pedagógicos da instituição, observações em sala de aula, questionários e a aplicação de uma sequência didática, a qual adotou as metodologias ativas de ensino com base nas teorias de John Dewey e Paulo Freire. Os resultados nos levam a concluir que a educação empreendedora pode contribuir para a formação do cidadão na EPT uma vez que possibilita a criticidade do aluno, proporcionando-lhe o reconhecimento de problemas e a proposição de soluções criativas e inovadoras para diferentes contextos de forma cooperativa, bem como o desenvolvimento de sua mentalidade empreendedora e sua emancipação no cenário sócio-político e econômico.
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