Educação empreendedora no ensino profissional

utilização de uma sequência didática na formação de cidadãos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.29831

Palabras clave:

Educação empreendedora. Formação do cidadão. Educação profissional e tecnológica. Sequência didática

Resumen

Este artigo tem como objetivo investigar de que forma a educação empreendedora pode contribuir para a formação do cidadão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada com os alunos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes Campus Santa Teresa. Utilizou-se neste estudo a análise de documentos pedagógicos da instituição, observações em sala de aula, questionários e a aplicação de uma sequência didática, a qual adotou as metodologias ativas de ensino com base nas teorias de John Dewey e Paulo Freire. Os resultados nos levam a concluir que a educação empreendedora pode contribuir para a formação do cidadão na EPT uma vez que possibilita a criticidade do aluno, proporcionando-lhe o reconhecimento de problemas e a proposição de soluções criativas e inovadoras para diferentes contextos de forma cooperativa, bem como o desenvolvimento de sua mentalidade empreendedora e sua emancipação no cenário sócio-político e econômico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Peroni, Faculdade da Região Serrana

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. (2019) Pós graduada em PSICANÁLISE pela Escola Freudiana de Psicanálise de Vitória. (2018). Pós graduada em GESTÃO PÚBLICA pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2016). Graduada em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Faculdade da Região Serrana- FARESE (2014). Atua como Assessora de Desenvolvimento e Empreendedorismo na Prefeitura Municipal de Santa Teresa-ES, na Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos.Exerce também a função de Agente de Desenvolvimento Local e Agente Sebrae junto a Sala do Empreendedor no município de Santa Teresa desde de 2013. Atua como professora no Instituto de Ensino Superior da Região Serrana - FARESE, nas disciplinas de Gestão de Processos e Qualidade; Logística, Transportes e Seguro no curso de Administração.

Octávio Cavalari Junior, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Possui graduação em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (2004), mestrado em Ciências Contábeis, com Concentração em Administração Estratégica pela FUCAPE Business School (2007), especialização em Ensino pela FASE (2010) e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). Atualmente é voluntário da Associação Junior Achievement do Espírito Santo, professor ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e Diretor Geral do Ifes Colatina. 

Citas

BARBOSA, Raul Afonso Pommer; Silva, Eliane Alves da; GONÇALVES, Fernando Hungaro Lemes; MORAIS, Fábio Rogério de. O Impacto da Educação Empreendedora na Intenção de Empreender: análise dos traços de personalidade. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.9, n.1, p. 124-158, 2020.

BASTOS, Maria Flávia; RIBEIRO, Ricardo Ferreira. Educação e empreendedorismo social: um encontro que (trans)forma cidadãos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 11, n. 33, p. 573-594, mai./ago. 2011.

BATISTA, Michel Corci; FUSINATO, Poliane Altoé. Ensino de astronomia: uma proposta para formação de professores de ciências dos anos iniciais. 1. Ed. . Maringá: Massoni, 2016.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional,

Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 30 dez. 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em: 12 fev. 2019.

COMISSÃO EUROPEIA. Educação para o empreendedorismo: guia para educadores. Bruxelas: Comissão Europeia, 2013.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: WMF Martins Fontes Editora, 1957.

DEWEY, John. Democracia e educação: uma introdução à filosofia da educação. Tradução de Maria Aparecida Machado e Luís César de Queiroz. São Paulo: Cortez Editora, 1976.

DEWEY, John. Como pensamos: um estudo em lógica aplicada. Tradução de Sônia Coutinho. São Paulo: WMF Martins Fontes Editora, 2010.

DOLABELA, Fernando. Pedagogia empreendedora: o ensino de empreendedorismo na educação básica voltado para o desenvolvimento social sustentável. São Paulo: Cultura, 2003.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. O estado-da-arte das políticas de expansão do ensino médio técnico nos anos 1980 e de fragmentação da educação profissional nos anos 1990. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (org.). A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: INEP, 2006. P. 71-96.

GUIMARÃES, Yara Araujo Ferreira; GIORDAN, Marcelo. Instrumento para construção e validação de sequências didáticas em um curso a distância de formação continuada de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIAS, 8, 2011, Campinas/SP. Anais... Campinas/SP: ABRAPEC, 2011.

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Projeto Pedagógico do Curso. Santa Teresa: Ifes, 2016. 133p. Disponível em: < https://www.ifes.edu.br/images/stories/-publicacoes/cursos/tecnicos/ppc/agropecuaria/ppc_ct_agropecuaria_santa_teresa_integrado.pdf>. Acesso em: 10 jul.2024.

LAVIERI, C. Educação... empreendedora? In: LOPES, Rose Mary A. (Org.). Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. P. 1-16.

LIMA JÚNIOR, Otávio Pedro Alves de. O espírito do capitalismo e a cultura do empreendedorismo: educação e ideologia. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

LOPES, Rose Mary Almeida (Org.). Ensino de empreendedorismo no Brasil: panorama, tendências e melhores práticas. Rio de Janeiro: Atlas Book, 2017.

PALMEIRA, Alessandra Acioli; SANTOS, Juliane Costa de França; ANDRADE, Paula Danyelle Santana de. A busca por uma educação profissional e tecnológica além da formação para o mercado de trabalho. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, v. 15, n. 1, p. 1-18, 2020.

SANTOS, Danielle Fernandes Amaro dos; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 334-357, jan./abr.2022.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Lisboa: Gradiva, 2003.

UEMURA, Marise Regina Barbosa; VASCONCELLOS, Liliana; SILVA, Luiz Henrique da. Educação Empreendedora na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 25, n. 65, p. 1-22, 2023.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian de; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. P.

-44.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

Publicado

2024-08-23