A disciplina Linguagens em Educação e suas potencialidades rumo à arte de ensinar

uma experiência de formação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.29816

Palabras clave:

Linguagens em Educação, Formação inicial de professores, Aprendizagem da docência, Educação Básica

Resumen

O manuscrito que ora se apresenta descreve a experiência realizada no âmbito da disciplina “Linguagens em Educação”, do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, junto aos discentes regularmente matriculados no quarto ano do curso de Pedagogia, durante o primeiro semestre letivo de 2018. Seu objetivo consistiu em ampliar o repertório didático-pedagógico e potencializar a formação integral dos alunos que se encontravam no limiar da transição estudante-professor, através da realização de atividades voltadas para contextos reais de interação universidade-escola que exploraram as múltiplas possibilidades de se abordar os componentes de ensino, sobretudo o de Arte, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atividades essas que, enredadas, resultaram em mudanças expressivas de olhares sobre o fazer docente e o trabalho com diferentes linguagens.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora de Educação Básica do Serviço Social da Indústria (SESI) de Araraquara. Integrante dos grupos de pesquisa: Alfabetização, Leitura e Escrita/Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA), da FE/UNICAMP; Letramento do Professor, do IEL/UNICAMP; e Grupo de Estudos e Propostas sobre Formação do Educador Contemporâneo (GEPFEC) da FCLAr/UNESP. 

Citas

ALBANO, Ana Angélica. A Arte como base epistemológica para uma Pedagogia da Infância. In: Caderno Temático de Formação II – Educação Infantil Construindo a Pedagogia da Infância no município de São Paulo. Diretoria de Orientação Técnica n. 2. São Paulo: SME/ATP/DOT, 2004. p. 43-51.

ANDRADE, Euzânia Batista Ferreira. A arte e a capacidade mágica de pintar, desenhar, criar e sonhar! In: ANGOTTI, Maristela (org.). Educação infantil: da condição de direito à condição de qualidade no atendimento. Campinas: Editora Alínea, 2009.

ESTEVES, Manuela. Formação de professores: das concepções às realidades. In: CNE. A educação em Portugal (1986-2006): alguns contributos da investigação. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação, 2007.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Por uma política nacional de formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

GATTI, Bernardete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; FONTANA, Roseli Cação. Apontamentos teórico-metodológicos sobre a prática de ensino na formação inicial. Educação em Revista, Belo Horizonte: FaE /UFMG, n. 44, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Antinomias na formação de professores e a busca de integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. In: MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido (orgs.). Didática: teoria e pesquisa. 2. ed. Araraquara: Junqueira&Marin; Ceará: UECE, 2018. p. 39-65.

LIBÂNEO, José Carlos. Licenciatura em Pedagogia: a ausência dos conteúdos específicos do ensino fundamental. In: GATTI, Bernardete Angelina et al. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p. 73-94.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Políticas de inserción en la docencia: de eslabón perdido a puente para el desarollo profesional docente. Santiago: Preal, 2011.

NÓVOA, António (org.). Profissão professor. Portugal: Porto Editora, 1991.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; LEITE, Maria Isabel. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas: Papirus, 2012.

OSTROWER, Faiga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1987.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOUZA, Nathália Cristina Amorim Tamaio de; PASSALACQUA, Flávia Graziela Moreira. O processo de construção da profissionalidade docente: aspectos concernentes à formação inicial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5. Publicação Contínua, 2019.

Publicado

2021-04-09