A aula de Francês Língua Estrangeira (FLE) no 3° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação em Florianópolis-SC

um relato de experiência

Autores/as

  • Franciele Guarienti UFSC
  • Janny Fioravante Universidade Estadual de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29422

Palabras clave:

FLE, Relato de experiência, Ensino Médio, Colégio de Aplicação

Resumen

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre as vivências durante o Estágio Supervisionado I, do curso de licenciatura em Letras – Língua Francesa, realizado em uma turma do Ensino Médio,  durante o primeiro semestre letivo de 2019, no Colégio de Aplicação (CA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC. O estágio, dividido em observação e intervenção em sala de aula de Francês Língua estrangeira (FLE), permitiu uma avaliação em forma de trabalho utilizando-se do que preconiza a Perspectiva Acional e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Percebeu-se, um maior interesse por parte dos alunos, permitindo aliar a vivência do aluno fora de sala de aula, fator afetivo, prática, interação familiar e língua estrangeira. Além de experienciar o que vem a ser a prática docente em língua estrangeira, o estágio proporcionou vivenciar a capacidade de ensinar e a eficácia da(s) metodologia(s) utilizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Franciele Guarienti, UFSC

Doutoranda em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista Capes.

Janny Fioravante, Universidade Estadual de Santa Catarina

Licenciada em Letras - Língua Francesa pela UFSC.

Citas

BRASIL. (1996). Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm> Último acesso em: 30 jun 2019.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. Portaria Normativa n.002/CED/2018, de 22 de maio de 2018. Disponível em: <http://www.ca.ufsc.br/files/2017/09/portaria-normativa-002-CED-2018.pdf/>. Último acesso em: 30 juin 2019.

CHEVALLARD, Yves. De l’utilité de la « transposition didactique ». In :Didactique du français : Fondements d’une discipline. Nathan. Paris : 1995.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: Aprendizagem, Ensino, Avaliação. Disponível em: <http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Basico/Documentos/quadro_europeu_comum_referencia.pdf>. Último acesso em: 30 jun. 2019.

LAURET, Bertrand. Enseigner la prononciation du français : questions et outils. Collection F. Hachette FLE. Vanves: 2007.

LEFFA, Vilson. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 389-411, dez. 2012. ISSN 2237-2083. Disponível em: <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2755/2710>. Último acesso em: 30 jun. 2019.

PUREN, Christian. La pédagogie de projet dans la mise en oeuvre de la perspective actionnelle. Institut français de Fès, abril 2013. Disponível em: <https://www.christianpuren.com/mes-travaux/2014b/> Ultimo acesso em: 02 jul. 2019.

Publicado

2020-04-15