A análise das práticas como dispositivo reflexivo na formação de professores

uma proposta de ação

Autores/as

  • Janaína da Silva Ferreira Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ https://orcid.org/0000-0002-3407-3967
  • Samuel de Souza Neto Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP/RC

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.27815

Palabras clave:

Formação de professores. Professor reflexivo. Análise das práticas. Dispositivos formativos.

Resumen

O processo reflexivo das práticas pedagógicas tem sido analisado ao longo dos anos como estratégia formativa essencial para o desenvolvimento da profissionalidade docente. Para tal, busca-se a sistematização de dispositivos formativos capazes de originar um diálogo permanente entre os conhecimentos constituintes da base do ensino. Este artigo apresenta um conjunto de dispositivos de análise das práticas desenvolvidas no âmbito de uma formação continuada colaborativa entre professores. A análise reflexiva das práticas foi desenvolvida a partir dos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica. Os dispositivos constituíram-se em três etapas complementares, desenvolvidas durante um semestre letivo. A partir da descrição deste processo de análise das práticas, espera-se contribuir com possibilidades de ações formativas que valorizem contextos coletivos de reflexão sobre o trabalho docente, entendido como cerne do desenvolvimento profissional dos professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaína da Silva Ferreira, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ

Professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda em Ciências da motricidade (UNESP/Rio Claro).

Samuel de Souza Neto, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP/RC

Professor Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). Doutor em Educação (FE- USP/ SP).

Citas

ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, Philippe. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-35.

ARCADINHO, Ana; FOLQUE; Maria Assunção; COSTA, Conceição Leal. Dimensão investigativa, docência e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura. Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, Juiz de Fora, v. 22, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2020. DOI 0.34019/1984-5499.

BASTOS, Fábio Bernardo; ANACLETO, Francis Natally; HENRIQUE, José. Formação continuada colaborativa de professores de educação física. Pensar a Prática, Goiás, v. 21, n. 2, p. 382-394, 2018. DOI 10.5216/rpp.v21i2.46883.

BENITES, Larissa Cerignoni. O professor-colaborador no estágio curricular supervisionado em educação física: perfil, papel e potencialidades. 2012. 180f. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, RJ. 1983.

BORGES, Abel Silva. Análise da formação continuada dos professores da rede pública de ensino do estado de São Paulo. In: MARIN, Alda Junqueira (org.). Educação continuada: reflexões, alternativas. Campinas: Papirus, p. 39-61, 2000. Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico.

CARVALHO, Luís Miguel. A formação inicial de Professores Revisitada: contributos da investigação Sobre a Socialização dos Professores, In: COSTA, Francisco Carreiro et al. Formação de professores em educação física: concepções, investigação, prática. Lisboa: Edições FMH, 1996. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/7361. Acesso em: 20 jul. 2019.

COCHRAN-SMITH, Marilyn. A tale of two teachers. Learning to teach over time. Kappa Delta Pi Record, 48. p. 108-122, 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00228958.2012.707501. Acesso em: 14 mai. 2019.

COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan. Teacher learning communities. In: GUTHRIE, J. (ed.). Encyclopedia of Education. 2. ed. New York: Macmillan, 2002.

CYRINO, Marina. Do acolhimento ao acompanhamento compartilhado: A construção colaborativa de uma proposta para o estágio curricular no curso de pedagogia. 2016. 344f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul./dez. 2013. Disponível em: www.revistas.uneb.br. Acesso em: 20 abr. 2020.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Da racionalidade técnica à racionalidade crítica: formação docente e transformação social. PERSPEC. DIAL.: REV. EDUC. SOC., Naviraí, v. 1, n. 1, p. 34-42, jan./jun.2014.

Disponível em: http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia. Acesso em: 20 abr. 2020.

FERREIRA, Janaína da Silva. Perfil da formação continuada e autoavaliação de competências docentes na educação física escolar. 2012. 104f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, Portugal, 2000. p. 31-61.

MARCELO, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, Portugal, 1999.

MOLINA NETO, Vicente. A formação profissional em educação física e esportes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 34-41, 1997.

MOLINA, Rosane Kreusburg; MOLINA NETO, Vicente. O pensamento dos professores de educação física sobre a formação permanente no contexto da escola cidadã: um estudo preliminar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, DF, v. 22, n. 3, p. 73-85, maio. 2001. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/384/328. Acesso em: 20 jul. 2017.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Don Quixote, Portugal, 1997.

ORTIZ, Heloísa Martins. O professor reflexivo: (re)construindo o “ser” professor. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO MOVIMENTO HUMANIDADE NOVA, EDUCAÇÃO A FRATER-NIDADE: UM CAMINHO POSSÍVEL?, 4., 2003, Anais[...] Vargem Grande Paulista, Movimento Humanidade Nova, 2003.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 369-386, abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&lng=pt&pid=0102-4698. Acesso em: 16 maio 2017.

PIMENTA, Selma. Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; BENITES, Larissa Cerignoni; SOUZA NETO, Samuel. Análise das práticas e o processo de formação de professores de educação física: implicações para a fundamentação da epistemologia da prática profissional. Movimento, Rio Grande do Sul, v. 23, n. 1, p. 393-406, jan./mar. 2017. DOI 10.22456/1982-8918.62108.

SCHEIBE, Leda. O projeto de profissionalização docente no contexto da reforma educacional iniciada nos anos 1990. Educar. Curitiba, n. 24, p. 177-193, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a09.pdf.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 78-93.

SHULMAN, Lee. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para uma nova reforma. Cadernos CENPEC, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Tradução Leda Beck e revisão técnica Paula Louzano. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos. Acesso em: 19 jan. 2020.

SMYTH, John. Teacher’s work and politics of reflection. American Educational Research Journal, Estados Unidos, v. 29, n. 2, p. 267-300, 1992.

SOUZA NETO, Samuel; CYRINO, Marina; BORGES, Cecília. O estágio curricular supervisionado como lócus central da profissionalização do ensino. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 32, n. 1, p. 52-72, 2019. DOI 10.21814/rpe.13439.

TARDIF, Maurice. Saberes docente e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: Dois passos para a frente, três para trás. Educ. Soc., Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, abr./jun. 2013. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 20 jul. 2019.

WITTORSKY, Richard. A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores. Cadernos de Pesquisa, Maranhão, v. 44, n. 154, p. 894-911, out/dez. 2014. DOI 10.1590/198053143039.

Publicado

2021-04-09