DINÂMICA GRUPAL EM AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONSTRUINDO UMA PONTE DE PAPEL

Autores/as

  • Alex de Assis Lauria Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.
  • Leonardo José da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora/ Colégio de Aplicação João XXIII.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19147

Resumen

O presente artigo teve como objetivo principal analisar a dinâmica grupal de alunos da EJA em uma sequência de atividades em aulas de Matemática. Os objetivos específicos foram: verificar como os alunos constroem estratégias de trabalho em grupo visando à confecção da maquete da ponte de papel em um cenário investigativo e como os alunos lidam com suas lembranças escolares. Sob a perspectiva da pesquisa participante como metodologia qualitativa, o professor pesquisador acompanhou, registrou e analisou as aulas de Matemática nos últimos anos do Ensino Fundamental II. As análises dos dados revelaram que o grupo observado avançou de um modelo de padrão divergente para o difuso, fato esse que aponta para a possibilidade de realização dessa modalidade de tarefas na EJA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex de Assis Lauria, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais.

Mestre em Educação Matemática – Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor da Rede Estadual de Minas Gerais.

Leonardo José da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora/ Colégio de Aplicação João XXIII.

Doutor em Educação para Ciência pela UNESP. Professor do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF e do PPG em Educação Matemática da UFJF.

Publicado

2018-12-20