EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS: UMA DISCUSSÃO FEITA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS – ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Inglid Teixeira da Silva
  • Ana Coêlho Vieira Selva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19142

Resumen

No Brasil, a discussão sobre educação financeira foi impulsionada pela Estratégia Nacional de Educação Financeira, que propôs o Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio. Em Pernambuco, implantou-se educação financeira em 89 escolas públicas de Ensino Médio em 2015. Neste artigo, apresentamos a análise de rodas de conversas com professores e alunos de duas escolas. Alunos e professores consideraram válida a proposta de educação financeira a partir do material sugerido para as escolas. Destacaram a estreita relação entre educação financeira e Matemática, ressaltando o uso de conhecimentos matemáticos para a realização das atividades propostas. Apontaram ainda para a necessidade de formação do professor para atuar com educação financeira nas escolas.

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Biografía del autor/a

Inglid Teixeira da Silva

Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professora da educação básica

Ana Coêlho Vieira Selva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2018-12-20