LITERACIA FINANCEIRA NO PROGRAMA INTERNACIONAL PARA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES

Autores/as

  • Ana Elisa Esteves Santiago Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra
  • António Manuel Dias Domingos Universidade Nova de Lisboa
  • Amarildo Melchiades da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19138

Resumen

O presente artigo discute a concepção de Literacia Financeira presente no Programa Internacional para Avaliação de Estudantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico que foi incorporada aos domínios Leitura, Matemática e Ciências como tema de avaliação a partir de 2012. De maneira descritiva, apresentamos a proposta da organização sobre educar financeiramente os cidadãos de seus países-membros a partir de sua caracterização de educação financeira e Literacia Financeira que norteou a elaboração da avaliação. A materialização da proposta é apresentada a partir da disponibilização pela organização de algumas questões das provas aplicadas nos anos de 2012 e 2015. Nossa análise sobre a temática passa pela reflexão de sua inserção na escola; desse modo, ao invés de tomarmos uma posição sobre o que foi exposto ao longo do texto, optamos por abrir questões que podem lançar mais luz sobre a proposta para professores, pesquisadores e estudantes com interesse no tema.

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Biografía del autor/a

Ana Elisa Esteves Santiago, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra

Doutora em Educação Matemática pela Universidade de Salamanca/Espanha. Docente da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

António Manuel Dias Domingos, Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Ciência da Educação pela Universidade Nova de Lisboa/ Portugal. Docente da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

Amarildo Melchiades da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista/Brasil. Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Publicado

2018-12-20