O trabalho docente na versão preliminar do Projeto Pedagógico Institucional para os cursos de licenciaturas da UFJF
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.19134Resumen
Este estudo visa investigar a compreensão do trabalho docente e o estatuto do professor formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em seus diversos cursos de formação para a docência, por meio da análise da versão preliminar do Projeto Pedagógico Institucional para os cursos de licenciatura - PPI (UFJF, 2018). Adota-se como aportes teóricos o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006), em sua corrente de análise de textos prescritivos do trabalho docente (MACHADO, 2009). Considera-se que as significações (BRONCKART, 2015) em torno da profissão e do trabalho docente são construídas também pelos textos que tratam dessa atividade, por isso precisam ser estudados e compreendidos. A pesquisa revela a significação do trabalho docente como atividade profissional, intencional e metódica, para a qual é exigida formação específica e contextualizada.