O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS

Autores/as

  • Fábio Garcez de Carvalho Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alessandra Carvalho Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

O presente artigo analisa o estágio supervisionado, parte da formação inicial docente, como um espaço fundamental no qual se desenvolve a construção identitária profissional do professor. Com este fim, toma como ponto de partida as atividades e experiências do setor curricular de História do Colégio de Aplicação
da UFRJ com os licenciandos do Instituto de História, sublinhando o processo de interação entre distintos saberes e sujeitos que toma corpo durante o período do estágio supervisionado – historiadores, licenciandos, professores da educação básica, professores da Faculdade de Educação – e no qual o docente da educação
básica demarca um espaço de atuação profissional próprio a partir de aspectos identitários específicos.

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Publicado

2017-12-28