EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, DIREITOS HUMANOS E MEMÓRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores/as

  • Vanderlei Machado Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marla Barbosa Assumpção Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Resumen

Neste trabalho pretendemos descrever e analisar algumas experiências que tivemos ao longo do ano de 2013 com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Focaremos na vivência de uma oficina de educação patrimonial com uma turma de ensino médio da referida modalidade. Trata-se da oficina Resistência em Arquivo: Patrimônio, Ditadura e Direitos Humanos, elaborada a partir de processos administrativos de indenização a ex-presos políticos, pertencentes ao acervo da Comissão Especial de Indenização, criada em 1997 e atuante até 2004, no Rio Grande do Sul.
Na elaboração deste relato utilizaremos os registros feitos nos planos de aulas e as avaliações elaboradas pelos estudantes sobre as atividades desenvolvidas.

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Publicado

2017-12-28