A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO/DO PONTO DE VISTA DISCENTE: ANÁLISE DE ATITUDES E PERCEPÇÕES NA LITERATURA INFANTOJUVENIL

Autores/as

  • Geraldo José Rodrigues Liska UFJF/C.A,João XXIII
  • Vanja Myra Barroso Vieira da Silveira

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação professor-aluno do ponto de vista do discente, incluindo, para a formação desse ponto de vista, os conteúdos e os métodos de ensino, pressupondo-os como a base do relacionamento na escola. Observamos as percepções dos alunos diante da interação com as suas professoras na obra infantojuvenil Ponte para Terabítia. Percebeu-se a importância dessa observação, por se tratar de um livro para um público de faixa etária específica, já que toda a obra foi escrita para chamar a
atenção desse tipo de leitor, numa linguagem que fosse compreensível para ele e descrita com situações que fazem parte da sua realidade, do seu dia a dia. A relação dos alunos com as professoras, então, é mais uma das reproduções dessa realidade. Assim, no geral, o que pode ser encontrado nesse livro é o mesmo que pode ser observado na sala de aula, do ponto de vista do aluno. Nele, existem duas professoras: uma marcada pelo autoritarismo e imposição de conteúdos; e a outra, que investe na liberdade e autoestima em seu trabalho
docente. Serão expostos os aspectos teóricos, em especial sobre as tendências pedagógicas e a visão freireana,nos quais se firmam essa relação em sala de aula para descrevê-la e julgá-la como sucesso/fracasso no processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave: Relação professor-aluno. Literatura infantojuvenil. Tendência pedagógica. Visão freireana.

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Publicado

2017-06-28

Número

Sección

Artigos