Educação a distância: desvelando a prática docente virtual

Autores/as

  • Djavan Antério UFPB

Resumen

Este artigo objetiva transpor e disseminar importantes conceitos e princípios que puderam ser identificados a partir da prática docente a distância. Por meio de um processo de interação didático- pedagógica com alunos e educadores, constatou-se diferentes impressões dessa modalidade de ensino, referindo-se
fundamentalmente aos aspectos de adaptação ao meio virtual; assimilação das tecnologias de informação e comunicação; e a relação professor-aluno propriamente dita. Valendo- se de estudos sobre a temática, de forma crítica e reflexiva, apresenta-se sugestões de como superar empecilhos comuns e inerentes ao período inicial da prática docente a distância. Trata-se de um relato de experiência, ancorado em metodologias que aborda a intervenção docente a distância, pesquisadas e difundidas na literatura especializada. Em caráter conclusivo do estudo, são sinalizadas considerações na perspectiva de contribuir para a otimização da prática docente virtual.

This article aims to implement and disseminate important concepts and principles that could be identified from the distance teaching practice.
Through a process of pedagogical-didactic interaction with students and educators, we found different impressions of this type of education,
referring primarily to aspects of adaptation to the virtual; assimilation of information and communication technologies, and the teacher-student relationship itself. Drawing on studies on the topic, critically reflective and presents suggestions on how to overcome common obstacles and inherent in the initial period of teaching practice distance. This is an experience report, anchored in the intervention methodologies that addresses teaching distance,
researched and disseminated in the literature. In a conclusive study, are flagged considerations in order to contribute to the optimization of virtual teaching practice.
 

Este artículo tiene como objetivo implementar y difundir conceptos y principios importantes que podrían ser identificados a partir de la práctica de la enseñanza a distancia. A través de un proceso de interacción pedagógica - didáctica con estudiantes y educadores, encontramos diferentes impresiones de este tipo de educación, refiriéndose principalmente a los aspectos de adaptación a lo virtual, la asimilación de las tecnologías de información y comunicación, y la relación profesor- alumno en sí. Basándose en los estudios sobre el tema, la crítica reflexiva y presenta sugerencias sobre cómo superar los obstáculos comunes e inherentes en el período inicial de la distancia de la práctica docente. Se trata de un relato de experiencia, anclado en las metodologías de intervención que se ocupa de la enseñanza a distancia, investigado y difundido en la literatura. En un estudio concluyente, son consideraciones marcados con el fin de contribuir
a la optimización de la práctica de la enseñanza virtual.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Djavan Antério, UFPB

Doutorando e mestre em Educação; docente do Departamento de Educação Física (DEF/UFPB) e do Departamento de Pedagogia (modalidade a
distância/UFPB). 

Publicado

2016-04-05

Número

Sección

Artigos