A narrativização das práticas como prática de liberdade

Autores/as

  • Graça Regina Franco Reis UERJ

Resumen

Este texto tem como objetivo apresentar parte da pesquisa que desenvolvo para o doutorado que acontece
com professoras do ensino fundamental inicial num município da Baixada Fluminense/RJ. Tenho buscado
trazer para o lugar da pesquisa um espaço de trocas de vivências e experiências. Por meio desse espaçotempo
da troca ou das chamadas comunidades de prática, as professore e professoras podem reforçar sentimentos
de pertencimento, de identidade profissional e de autoria que são importantes para que se apropriem dos
processos de mudança e os transformem em práticas concretas de intervenção. Essa reflexão coletiva pode dar
sentido aos projetos profissionais deles(as). Para isso, identifico o cotidiano das práticas desses profissionais
como um espaçotempo de produção de conhecimentos que supera a ideia moderna de que esse é um espaço
de repetição. Assim, é necessário aceitar que a vida cotidiana nas escolas é o espaçotempo do complexus
(MORIN, 1996), isto é, ali circulam, como em qualquer espaço social, saberes, valores e culturas, enredados
numa trama de fios interligados de todas as maneiras e advindos das mais diferentes vivências e de conjunturas
plurais, repletas de movimento.

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Biografía del autor/a

Graça Regina Franco Reis, UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005) e mestrado em Educação pela UERJ (2009).
Atualmente cursa o doutorado em Educação na área de cotidiano escolar no PROPED/UERJ com o projeto: Formação docente e práticas
cotidianas: devir professor em percursos e narrativas. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É
coordenadora do projeto de extensão: CONVERSAS ENTRE PROFESSORES: a prática como ponto de encontro, outra forma de pensar a
formação e os currículos praticados, uma parceria CAp/UFRJ, Secretaria de Educação do município de Queimados – RJ. 

Publicado

2013-12-10