A narrativização das práticas como prática de liberdade

Authors

  • Graça Regina Franco Reis UERJ

Abstract

Este texto tem como objetivo apresentar parte da pesquisa que desenvolvo para o doutorado que acontece
com professoras do ensino fundamental inicial num município da Baixada Fluminense/RJ. Tenho buscado
trazer para o lugar da pesquisa um espaço de trocas de vivências e experiências. Por meio desse espaçotempo
da troca ou das chamadas comunidades de prática, as professore e professoras podem reforçar sentimentos
de pertencimento, de identidade profissional e de autoria que são importantes para que se apropriem dos
processos de mudança e os transformem em práticas concretas de intervenção. Essa reflexão coletiva pode dar
sentido aos projetos profissionais deles(as). Para isso, identifico o cotidiano das práticas desses profissionais
como um espaçotempo de produção de conhecimentos que supera a ideia moderna de que esse é um espaço
de repetição. Assim, é necessário aceitar que a vida cotidiana nas escolas é o espaçotempo do complexus
(MORIN, 1996), isto é, ali circulam, como em qualquer espaço social, saberes, valores e culturas, enredados
numa trama de fios interligados de todas as maneiras e advindos das mais diferentes vivências e de conjunturas
plurais, repletas de movimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Graça Regina Franco Reis, UERJ

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2005) e mestrado em Educação pela UERJ (2009).
Atualmente cursa o doutorado em Educação na área de cotidiano escolar no PROPED/UERJ com o projeto: Formação docente e práticas
cotidianas: devir professor em percursos e narrativas. É professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É
coordenadora do projeto de extensão: CONVERSAS ENTRE PROFESSORES: a prática como ponto de encontro, outra forma de pensar a
formação e os currículos praticados, uma parceria CAp/UFRJ, Secretaria de Educação do município de Queimados – RJ. 

Published

2013-12-10