O gênero Memória na redação de vestibular: influência de letramentos
Resumen
Este artigo tem dois objetivos: (1) averiguar as práticas letradas requeridas na produção da memória proposta na prova de redação aplicada no vestibular regular da UFCG em 2007 e (2) investigar a correlação que pode ser estabelecida entre as práticas demonstradas por um candidato ao escrever a memória e o seu histórico de letramento. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza descritivo-interpretativa, cujo corpus foi constituído por quatro conjuntos de dados, a saber: (1) prova de redação aplicada no vestibular da UFCG em 2007; (2) um exemplar de uma memória produzida neste vestibular; (3) questionário sócio-econômico e cultural respondido pelo candidato; e (4) entrevista semi-estruturada também realizada com este sujeito. Os dados, analisados com base nos estudos sobre letramento crítico, indicaram que o candidato, não conhecendo o evento apresentado na prova, mobiliza, nesta, práticas advindas de letramentos com os quais disse ter familiaridade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-09-15
Número
Sección
Artigos