Entre gôndolas e aprendizados
o uso de um minimercado pedagógico como cenário ativo de formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50390Keywords:
Aprendizagem ativa., Ambiente pedagógico., Educação profissional.Abstract
Este relato de experiência descreve como a utilização de um ambiente educacional simulado — denominado como minimercado Hub Express, pode potencializar o desenvolvimento de competências profissionais por meio de estratégias de metodologias ativas, com o objetivo de analisar os efeitos da aplicação de tais metodologias nesse espaço de aprendizagem simulada. A coleta de dados ocorreu por meio de observação participante, registros das atividades e análise das produções dos alunos, permitindo compreender o engajamento e a consolidação das aprendizagens. Os resultados preliminares indicam maior autonomia, aprimoramento do atendimento ao cliente, desenvolvimento de competências técnicas e fortalecimento de habilidades socioemocionais, evidenciando a contribuição do ambiente simulado para a formação integral dos participantes.
Downloads
References
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Londrina: EDUEL, 2011.
DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KOLB, David Allen. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984.
VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
