Enfrentamento à violência escolar

um olhar sobre a formação inicial em Psicologia e Pedagogia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49591

Keywords:

Formação Inicial, Psicologia Escolar e Educacional, Violência Escolar

Abstract

O estudo foi conduzido a partir do cenário crescente de violência nas escolas, o que evidencia a necessidade de repensar a formação dos futuros profissionais da educação. A pergunta de pesquisa formulada foi: como a formação inicial em Psicologia e Pedagogia prepara os estudantes para enfrentar a violência escolar? Assim, o objetivo foi compreender de que modo essa formação capacita os estudantes para atuar diante da violência cotidiana no ambiente escolar. Para isso, foram realizados Grupos de Discussão com alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Os resultados foram organizados em categorias que abordam a compreensão dos participantes sobre a violência escolar, suas perspectivas sobre prevenção e enfrentamento, além de sugestões para o aprimoramento da formação inicial e da futura atuação profissional. As conclusões destacam a necessidade de aprofundar a discussão teórica, de forma crítica e reflexiva, a fim de embasar práticas e técnicas que promovam uma cultura de paz, contribuindo para o aprimoramento do clima e da convivência escolar

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Author Biographies

VITÓRIA PRADO RAMOS, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduanda em Psicologia pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Pesquisadora no grupo de pesquisa “Psicologia, Profissionalidade e Direitos Humanos”, sob coordenação do Prof. Dr. Rodrigo Toledo. Bolsista de Iniciação Científica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, em projetos de 2023/2024 e 2024/2025. 

Rodrigo Toledo, PUC SP

Doutor em Educação: Psicologia da Educação, Mestre em Educação e Psicólogo Escolar. Atua como Docente no campo da Psicologia Escolar e Educacional, Direitos Humanos e Políticas Públicas, na PUC-SP e na USCS. Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia, Profissionalidade e Direitos Humanos. Tem experiência nos seguintes temas: enfrentamento do preconceito e da discriminação contra a população LGBTQIA+ em contexto educativo, educação antirracista, enfrentamento da violência escolar, atendimento a queixa escolar, clima e convivência escolar, formação em Psicologia, ética profissional.

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Published

2025-11-30