Pensamento abissal e educação musical

monocultura e invisibilização de saberes

Authors

Keywords:

Educação, Música, Colonialidade

Abstract

O presente trabalho tem como foco o questionamento sobre o modo como o conhecimento é concebido na sociedade atual, ou seja, a valorização do conhecimento científico como única forma de saber válido e sua relação com a educação pública. Assim, o estudo objetivou investigar o espaço da música no currículo de uma escola pública federal no interior do Estado do Rio de Janeiro. Com relação à metodologia, optou-se pelos estudos nos/dos/com os cotidianos. Trazer à baila a sociologia do cotidiano se deve por entender que a referida metodologia permite a leitura do social por intermédio de acontecimentos considerados desprezíveis pela sociologia tradicional. Os dados da pesquisa revelaram que o currículo desenvolvido na escola investigada opera a partir do pensamento abissal, hierarquizando e excluindo os componentes curriculares que não atendem lógica moderna. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com o debate acerca da visibilização da música como um saber relevante para a educação básica.

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Author Biographies

Marcelo, UniFOAIFRJ-VR

Graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989), Pós-graduação Lato-sensu em Treinamento Desportivo (1993) pelo UniFOA, Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Motora (1995) pelo UniFOA, Mestrado em Historia Social pela Universidade Severino Sombra (2001) e Doutorado em Educação pela UFF em 2007. Estágio Pós Doutoral pela UERJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, formação profissional, esporte e história.É docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA) e docente nos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física (disciplinas de Corporeidade, Educação Física Aplicada a Educação Básica e Fundamentos Históricos da Educação Física).Desde fevereiro de 2009, está lotada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda lecionando no Curso de Automação Industrial e no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

Moisés de Castro Lodoro, IFRJ

Graduado em Educação Artística com habilitação em música, Universidade Federal do Piauí - UFPI (2004) e Pós-Graduação em Musicologia Brasileira pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2008). Atualmente é professor de Música do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Volta Redonda, no Curso Técnico de Automação Industrial, Integrado ao Ensino Médio, Coordenador do Projeto de Extensão Musicando no IFRJ/VR (Educação Musical Através da Prática do Canto Coral e dos Instrumentos de sopro, cordas (friccionadas e dedilhadas), teclado e percussão, orientador do Programa Jovens Talentos-FAPERJ e mestrando em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente Unifoa/Volta Redonda.

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Published

2025-07-24