Pensamento abissal e educação musical
monocultura e invisibilização de saberes
Keywords:
Educação, Música, ColonialidadeAbstract
O presente trabalho tem como foco o questionamento sobre o modo como o conhecimento é concebido na sociedade atual, ou seja, a valorização do conhecimento científico como única forma de saber válido e sua relação com a educação pública. Assim, o estudo objetivou investigar o espaço da música no currículo de uma escola pública federal no interior do Estado do Rio de Janeiro. Com relação à metodologia, optou-se pelos estudos nos/dos/com os cotidianos. Trazer à baila a sociologia do cotidiano se deve por entender que a referida metodologia permite a leitura do social por intermédio de acontecimentos considerados desprezíveis pela sociologia tradicional. Os dados da pesquisa revelaram que o currículo desenvolvido na escola investigada opera a partir do pensamento abissal, hierarquizando e excluindo os componentes curriculares que não atendem lógica moderna. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com o debate acerca da visibilização da música como um saber relevante para a educação básica.
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