Teatro “de” e “com” bebês andantes e crianças pequenas

uma perspectiva metodológica da pesquisa com

Authors

Keywords:

Pesquisa com bebês andantes e crianças pequenas, Estudos bakhtinianos., Teoria histórico-cultural.

Abstract

O texto é referente aos estudos de pesquisa do estágio pós-doutoral realizado no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de atividade estética para bebês andantes e crianças, em dois espaços da educação infantil, assumindo o princípio metodológico da pesquisa com. Os estudos bakhtinianos e a teoria histórico-cultural embasam o recorte teórico que dialoga com a proposta de um teatro “de” e “com” bebês andantes e crianças pequenas, possibilitando atravessamentos epistemológicos entre conceitos que embasam a pesquisa com participação, enunciação, acontecimento, brincadeira, teatralidade do humano, releitura, escuta sensível, linguagem, autoria, cooperação, estética... A escolha de fazer uma releitura de Hamlet com os bebês andantes e crianças pequenas foi inspirada nas resenhas teatrais de Vigotski e de seus estudos sobre “A tragédia de Hamlet, o príncipe da Dinamarca”, sua monografia, publicada em 1916.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação pela UFF; Professor titular do Departamento de Educação da UFJF; Coordenador do GRUPEGI - Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância; Atua nas seguintes áreas, Geografia e Educação, Educação Infantil, bebês, crianças e suas infâncias, Desenvolvimento Humano e Teoria Histórico-cultural.

Luiz Miguel Pereira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela UFF, Estudante de pós-douotrado do Departamento de Geografia da UFF, Mebro do GRUPEGI - Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância; Atua nas sefuintes áreas: Geografia - Ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Pesquisa com infâncias, crianças e bebês; Educação Infantil; Teatro para bebês; Teatro com bebês; Iluminação cênica. 

References

ÂNGELO, Nelson. Fazenda. In: NASCIMENTO, Milton. Rio de Janeiro: EMI Records Brasil Ltda, 1976.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro& João Editores, 2017.

.

BARBIER, Reneé. A escuta sensível em educação. In: ANPEd, 5, 1992, Caxambu. Cadernos ANPEd. Porto Alegre: Anped, 1993. p. 187 - 216.

BARBOSA, Ana Mae, Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1998.

LOPES, Jader Janer Moreira. Geografia e Educação Infantil: espaços e tempos desacostumados. Porto Alegre: Mediação, 2018.

MARQUES, Priscila. Liev S. Vigotski: escritos sobre arte. Bauru- SP: Mireveja, 2022.

MARQUES, Priscila Nascimento. O Vygótski incógnito: escritos sobre arte (1915-1926). Tese (Doutorado em Literatura e Cultura Russa). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

PEREIRA, Luiz M. Teatro com bebês, enunciações e vivências: encontros da arte com a vida. Tese (Doutorado em Educação). Niterói, RJ. Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2018.

PEREIRA, Luiz M. Teatro com bebês, estreia de olhares. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal Fluminense. Niterói-RJ. Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2014.

PRESTES, Zoia R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil: Repercussões no campo educacional. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. Coleção educação contemporânea.

SHAKESPEARE, William. Romeu e Julieta; Macheth; Hamet, Príncipe da Dinamarca; Otelo, o mouro de Veneza. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

SHAKESPEARE, William. Grandes obras de Shakespeare. Volumes 1, 2 e 3, tradução Barbara Heliodora. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

SOBKIN, Vladimir. As resenhas teatrais de L. S. Vigotski como início da concepção histórico-cultural. In: VERESK – Cadernos Acadêmicos Internacionais Estudos sobre a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Brasília. UniCEUB, 2017.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca. São Paulo. Martins Fontes, 1999.

Published

2025-08-14