Pesquisas com crianças como ato político

escutar, implicar-se e deslocar a ciência

Autores/as

Palabras clave:

Infância, Ética na pesquisa com crianças, Epistemologias da escuta

Resumen

O artigo propõe uma reflexão crítica sobre os fundamentos éticos, epistemológicos e metodológicos das pesquisas com crianças pequenas, incluindo bebês, à luz dos Estudos da Infância. Parte-se da constatação de que, apesar dos avanços teóricos, ainda predominam práticas investigativas que silenciam ou instrumentalizam as vozes infantis, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. O objetivo é analisar os deslocamentos necessários para reconhecer as crianças como sujeitos epistêmicos e coautores do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza teórica, fundamentada na análise crítica de produções científicas. Os principais resultados indicam que pesquisar com crianças exige escutas sensíveis, metodologias implicadas e uma ética relacional comprometida com a dignidade, a presença e os direitos das infâncias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Pós-doutorado em Educação e em Estudos da Criança. Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), vinculado ao Centro de Educação (CEDU), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI). Atua na área de Fundamentos e Práticas da Educação Infantil e Estudos da Infância.

 

Laíse Soares Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão. Atua na área de Educação Infantil no curso de Licenciatura em Pedagogia.

 

Noélia Rodrigues dos Santos , Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL), com pesquisa vinculada à Linha de Políticas, Culturas e Currículos. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, História e Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH/UFAL).

Citas

ARAÚJO, Luciana Aparecida de; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Pesquisas com crianças na educação infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 23, n. 76, p. 47-72, jan./mar. 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/29793/26029. Acesso em: 02 jun. 2025.

CORSARO, William A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CRUZ, Silvia Helena Vieira (Org.) A criança fala: a escuta de crianças e pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.

DELALANDE, Julie. As crianças na escola: pesquisas antropológicas. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2020, p. 61-80.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Diferentes infâncias, diferentes questões para a pesquisa. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2020, p. 11-25.

FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos. Crianças ribeirinhas com deficiência: dilemas éticos, metodológicos e epistemológicos. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 341–353, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 03 jun. 2025.

FERREIRA, Manuela. “- ela é nossa prisioneira!” – questões teóricas, epistemológicas e ético-metodológicas a propósito dos processos de obtenção da permissão das crianças pequenas numa pesquisa etnográfica. Repositório Aberto Universidade do Porto, Porto, 2010, p. 151-182. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/35092. Acesso em: 22 de abril de 2025.

GIBIM, Ana Paula Pereira Gomes; PIMENTA, Daniele Duarte; FINCO, Daniela. Famílias e suas dinâmicas de gênero: uma análise a partir dos desenhos infantis. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 291–308, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 02 jun. 2025.

GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos. Infâncias, movimentos sociais e cidade: reflexões urgentes em meio à “fadiga da compaixão”. Educar em Revista, Curitiba, v. 40, e94770, 2024. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/94770/53098. Acesso em: 02 jun. 2025.

GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; VICENTE, Paula Martins. Notas sobre uma pesquisa com crianças: interpelações do campo, ou, quando o presidente diz “e daí”? Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 14–29, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 02 jun. 2025.

GOBBI, Marcia. Múltiplas linguagens de meninos e meninas no cotidiano da educação infantil. Portal Mec. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6678-multiplaslinguagens&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 de abril de 2025.

KOHAN, Walter Omar. Infância, linguagem e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KRAMER, Sônia. Des/acertos, silêncios e conflitos éticos: o que você faz com os resultados da sua pesquisa? In: KRAMER, Sonia; PENA, Alexandra; TOLEDO, Maria Leonor P. B.; BARBOSA, Silvia Néli Falcão. Ética: pesquisa e práticas com crianças na educação infantil. Campinas: Papirus, 2019. p. 235-254.

MACHADO, Sandro; CARVALHO, Rodrigo Saballa de. Notas de campo: percursos éticos e metodológicos em uma pesquisa com crianças na Educação Infantil. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 159–175, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 02 jun. 2025.

MARTINS FILHO, Altino José. Jeitos de ser criança: balanço de uma década de pesquisas com crianças apresentadas na ANPEd. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2020a, p. 81-106.

MARTINS FILHO, Altino José. Pesquisa com crianças: deixar fazer viver a viva voz das crianças. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 176-187, 2020b. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 02 jun. 2025.

MOSS, Peter. Where am I?: position and perspective in researching Early Childhood Education. In: FARELL, Ann; KAGAN, Sharon Lynn.; TISDALL, E. Kay M. (Orgs.). The Sage handbook of early childhood research. London: Sage, 2016. p. 89-102.

NEIMAN, Lilith. Criação de desenhos e fotografias por crianças em contextos de pesquisa na cidade: uma experiência na região central de São Paulo. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 116–129, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 02 jun. 2025.

QUEIROZ, Caroline Trapp de; PEREIRA, Rita Marisa Ribes. A casa, a rua, a luta: apontamentos de uma pesquisa com crianças. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 30–41, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 02 jun. 2025.

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, maio/ago. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/M9Z53gKXbYnTcQVk9wZS3Pf/. Acesso em: 02 jun. 2025.

QVORTRUP, Jens. Macro-análise da infância. In: CHRISTENSEN, Pia; JAMES, Allison. Investigação com crianças: perspectivas e práticas. Porto: ESEPF, 2005. p. 73-96.

RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Os saberes e as falas de bebês e suas professoras. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

RICHTER, Sandra Regina Simonis; BERLE, Simone; MURILLO, Márcia Vilma. Desafios à formação pedagógica na experiência lúdica de começar-se em linguagem na Educação Infantil. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 236–248, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 02 jun. 2025.

RINALDI, Carlina. In dialogue with Reggio Emilia: listening, researching and learning. New York: Routledge, 2001.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

SANTOS, Solange Estanislau dos; ANJOS, Cleriston Izidro dos; FARIA, Ana Lúcia Goulart de. A criança das pesquisas, a criança nas pesquisas... A criança faz pesquisa? Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 158-175, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/958. Acesso em: 02 jun. 2025.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Cood.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e da educação. Porto: Asa, 2004, p. 9-34.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Conhecer a infância: os desenhos das crianças como produções simbólicas. In: MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia Dias (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2020, p. 27-60.

SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Apresentação: olhares sobre a infância e a criança. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 7-13. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/66610. Acesso em: 7 jun. 2025.

SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (Orgs.). As crianças, contextos e identidades. Braga, Portugal. Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criança. Ed. Bezerra, 1997.

SOUSA, Emilene Leite de; PIRES, Flávia Ferreira. “Vai entrar no livro?”: a participação das crianças nas pesquisas de campo e na construção de textos etnográficos. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 7, n. 28, p. 141-158, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/95. Acesso em: 02 jun. 2025.

WERLE, Kelly; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Protagonismo infantil, desafios éticos e metodológicos na pesquisa com crianças. Caderno de Pesquisa, São Luís, v. 23, n. Especial, set./dez. 2016. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6216. Acesso em: 02 jun. 2025.

Publicado

2025-07-25