Contribuições da Psicopedagogia para a atuação docente na Educação Infantil

uma revisão de literatura

Authors

Keywords:

Psicopedagogia, Educação infantil, Formação docente

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar e compreender as contribuições do curso de Psicopedagogia para a atuação docente na Educação Infantil, a partir da teoria Histórico-Cultural. Em decorrência disso, a questão problematizadora é: “Em que medida a formação em Psicopedagogia contribui para a atuação docente na Educação Infantil, tendo em vista o integral desenvolvimento da criança?”. Para responder esta questão desenvolvemos uma revisão de literatura, utilizando duas bases de dados, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao realizar o levantamento de dados constatamos que a Psicopedagogia é um campo de atuação que se dedica a compreensão das dificuldades e problemas de aprendizagem que podem ser de ordem cognitiva, emocional, social e ambiental. Portanto, tem potencial para a qualificação das práticas pedagógicas na Educação Infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Freitag de Araújo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Pedagogia (2007) e Filosofia (2016), pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Educação a Distância (2011), História: Cultura, Economia e Política (2012) e em Atendimento Educacional Especializado (2016). Mestre em Educação (2010 - bolsista do CNPq), mestre em Filosofia (2021) e doutora em Educação (2018), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui experiência na Educação Básica e Ensino Superior. Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP-UEM). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII).

Érica da Silva Sousa, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, na linha de Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Integrante do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil - (GEFOPPEI/CNPq). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação, Política e Prática Pedagógica da Cultura Corporal (GEPPECC/CNPq). Professora estatutária do Municipal de Maringá.

Jessica Priscila da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2023). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2024). Graduação em andamento em História pela Universidade Estadual de Maringá. Integrante do Grupo de estudos em Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil - (GEFOPPEI/CNPq). Professora estatutária do Município de Maringá-PR e de Sarandi-PR.

References

ALVES, Roseli Maria. A influência do trabalho com a motricidade na educação infantil. 2011. Monografia de Especialização (Especialização em Educação: Fundamentos e Contribuições da Neurociência) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA (ABPP). Código de ética profissional da Psicopedagogia. 1. ed. São Paulo: ABPP, 2014.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da dificuldade de aprendizagem. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

NEVES, Maria. A Psicopedagogia e a prática educativa. 1. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1991. p. 12.

MAINARDI, Maria Lúcia Tiellet; AMARAL, Cláudia Regina Silva. Psicopedagogia e arte terapia encontros no processo ensino aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 02, Vol. 03, pp. 39-54. Fevereiro de 2020.

MATOS, Elisângela Fernandes. Formação em psicopedagogia e docência na Educação Infantil: contribuições, contradições e reflexões. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021.

PAÍN, Sara. Subjetividade e conhecimento: contribuições da Psicopedagogia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

PIMENTEL, Maria do Nascimento Lopes. Indisciplina na Educação Infantil: um enfoque psicopedagógico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 2075–2089, 2023.

OLIVEIRA, Marta Kohl; REGO, Teresa Cristina. A perspectiva histórico-cultural: contribuições à compreensão do desenvolvimento humano. In: COLL, C. et al. (Org.). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2010.

SEO, Cláudia Maris; GUIMARÃES, Josiane Cardoso; CARVALHO, Ana Silvia Monteiro. A importância das atividades lúdicas psicopedagógicas com crianças de 0 a 3 anos – uma revisão teórica. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, 2022.

SILVA, Maria Clara; MONTEIRO, Maria Gabriela S. L.; COUTINHO, Daniel José G.; SILVA, João Eduardo. Desenho e arte na educação infantil e papel avaliativo do psicopedagogo: estudo sistemático da literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, [S. l.], v. 2, n. 6, 2021.

RODRIGUES, Daniela Oliveira; NISHINO, Érica Alves Costa Nogueira; SOUZA, Felipe Carlos de; ARRUDA, Helena Karla Queiroz; SANTANA, João Marcos; BERTÉ, Sabrina Beatriz. A Psicopedagogia na Educação Infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. [S. l.], v. 7, n. 8, p. 1080–1090, 2021.

SANT’ANNA RAMOS VOSGERAU, D.; PAULIN ROMANOWSKI, J. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 14, n. 41, p. 165–189, 2014.

TAVARES, Daniela Ester. Fundamentos da Psicopedagogia (Apostila do Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional). São Paulo: UNASP, 2022.

TOMAS, Natalia dos Passos; SILVA, Gabriela Faria da; OLIVEIRA, Maria Silva Santos de; SOUSA, Natália dos Passos. Psicopedagogia e Ludicidade viabilizando aprendizagem na Educação Infantil. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 5714–5727, 2020.

VITÓRIA, Maria Isabel Campos; RAMOS, Mariana; STOBAUS, Claudia Dias; MOSQUEIRA, João José Monteiro. O papel da mediação psicopedagógica nos primeiros contatos com a leitura e a escrita. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, vol. extr., n. 6, p. 266-270, 2015.

VYGOTSKY, Lev Semionovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

Published

2025-09-03