Pesquisar com crianças

o processo de ambientação do pesquisador em uma investigação etnográfica sobre amizades na Educação Infantil

Authors

Keywords:

Educação Infantil, Pesquisa com crianças, Ambientação do pesquisador

Abstract

O artigo é decorrente de uma pesquisa com crianças sobre amizades na Educação Infantil, no campo dos Estudos Sociais da Infância, cujo objetivo é discutir a ambientação do pesquisador no processo investigativo. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa etnográfica com crianças de 3 e 5 anos de idade em uma Escola Municipal de Educação Infantil. As estratégias de geração dos dados da pesquisa foram observação, diário de campo, conversas com as crianças e proposição de desenhos temáticos. O corpus de análise são episódios dos registros de campo, a partir dos quais serão discutidos os seguintes aspectos: o encontro do pesquisador com as crianças das turmas de 3 e de 5 anos na Escola de Educação Infantil; e a constituição de vínculos com as crianças no processo de ambientação do pesquisador em campo. Com base no artigo, infere-se a importância de que as contribuições das crianças nas pesquisas mobilizem o fazer investigativo, bem como as discussões conceituais propostas a partir da problematização do adultocentrismo que geralmente subjaz as investigações desse tipo.

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Author Biographies

Sandro Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação (UFRGS), membro do Grupo de Pesquisa em Currículo, Linguagens e Cotidianos de Bebês e Crianças Pequenas (CLIQUE/CNPQ/UFRGS).

Rodrigo Saballa de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área da Educação Infantil. Doutor em Educação (UFRGS). Líder do Grupo de Pesquisa em Currículo, Linguagens e Cotidianos de Bebês e Crianças Pequenas (CLIQUE/CNPQ/UFRGS).

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Published

2025-08-25