O papel do PIBID no enfrentamento dos dilemas atuais da formação de professores e no desenvolvimento do pensamento geográfico e da consciência espacial dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45895Keywords:
Formação de professores, Conhecimento pedagógico e conhecimento disciplinar, Ensino de GeografiaAbstract
O presente artigo é um ensaio teórico que tem como objetivo abordar a importância do PIBID no enfrentamento dos dilemas atuais na formação de professores. Explora-se uma reflexão sobre os problemas antigos e ainda presentes nos cursos de Geografia e os caminhos teóricos que podem sustentar o trabalho do professor nesta trajetória. Iniciamos o texto com uma análise histórica sobre a formação pedagógica nos cursos de licenciatura, uma vez que o seu legado suscita a discussão sobre o dualismo entre o conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico e a tradição da lógica formal presente nos cursos de formação. Destacam-se os dilemas da educação pública e o papel da escola e da universidade na formação humana, o impacto das políticas de internacionalização na educação e as suas consequências. Ressalta-se a importância de uma proposta de ensino no PIBID no enfrentamento destes dilemas e de uma concepção de aprendizagem que desenvolve capacidades cognitivas e consciência social dos alunos. Apresenta-se uma abordagem teórica de ensino de geografia que tem como objetivo o ensino de Geografia voltado para desenvolver, no processo de formação dos alunos, uma consciência espacial ou geográfica, marcada pela valorização docente e na importância do PIBID para a superação de uma proposta de ensino lógico-formal.
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