Explorando operações básicas com o Boliche Matemático
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45847Keywords:
Operações básicas, Ação de intervenção, Boliche MatemáticoAbstract
O presente relato apresenta uma ação de intervenção com o jogo Boliche Matemático, realizada pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Campus de Araguaína, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Matemática coordenado pelo professor Dr. Adriano Fonseca, junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, das escolas-campo: Escola Estadual Norte Goiano e Escola Estadual Marechal Rondon, ambas no município de Araguaína/TO. Esta ação teve como objetivo principal abordar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes nas operações aritméticas fundamentais, com exceção da divisão. Por conseguinte, relatamos nossas experiências e expectativas durante o planejamento, elaboração e aplicação do jogo nos dois momentos em que foi realizada, bem como sobre a tendência de Jogos no Ensino de Matemática de maneira a contribuir com a produção de conhecimento.
Downloads
References
BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de
matemática. 3.ed. São Paulo: IME/USP, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CEB/CNE, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 28.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA 2022: resultados. Brasília: INEP/MEC, 2023. Disponível em https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2022/apresentacao_pisa_2022_brazil.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024
DESSOY, Ana Paula. et al. Movimentando-se com a Matemática (Cap. 1). In: DULLIUS, Maria Madalena. (org.). Brincando e aprendendo matemática. Lajeado: Ed. da Univates, 2015. p. 9-32. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/143/pdf_143.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024
FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria. Uma Reflexão Sobre o Uso de Materiais Concretos e Jogos no Ensino da Matemática. SBEM. Texto extraído do Boletim da SBEM-SP, n. 7, de julho-agosto de 1990.
FONSECA, Adriano; SOUZA, Janderson Vieira. O material dourado no ensino e aprendizagem da Matemática: uma experiência conjunta com professores(as) de Matemática. In: FONSECA, Adriano.; SOUZA, Janderson Vieira. (orgs.). Laboratório de Ensino de Matemática: experimentos e discussões na formação de professores de matemática. Palmas: UFT/EDUFT, 2016. p. 105-122.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. 2 ed., 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
SANT'ANA, Vinícius Borovoy; MENDONÇA, Roberta dos Santos. Os jogos como estratégia de ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 42, 31 de outubro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/42/os-jogos-como-estrategia-de-ensino-da-matematica-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental. Acesso em: 31 ago. 2024