O uso integrado de experimentação e de histórias em quadrinhos para o ensino de Termoquímica no contexto do PIBID

Authors

  • Brenda Letícia da Silva Leite Universidade do Estado do Pará
  • Alan Moreira dos Santos Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, Brasil
  • Ronilson Freitas de Souza Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-0463-8584
  • Lucicleia Pereira da Silva Professora da Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5311-2407

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45404

Keywords:

Estratégias de ensino, Sequência didática, Ensino e aprendizagem

Abstract

esse estudo, o objetivo foi avaliar o uso combinado de experimentação e de histórias em quadrinhos (HQ), em relação à aprendizagem dos discentes sobre os conceitos de Termoquímica. Para tanto, foi implementada uma sequência didática com três etapas para abordar os conceitos de calor e temperatura, de quantidade de calor, de entalpia e variação de entalpia, de tipos de sistemas, de reações de combustão e de transferência de energia integradamente. A sequência incluiu aula teórica, experimentação demonstrativa e construção de diálogos de uma HQ, para ilustrar o experimento “Chama fria”. Participaram da pesquisa 30 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Belém/PA. Os dados para análise foram coletados, por meio de um formulário em escala Likert, com justificativas para as assertivas, aplicado após a intervenção. Os percentuais de níveis de concordância foram calculados e as justificativas, interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva. Diante disto, observou-se que o uso de estratégias didáticas associadas incentivou a participação ativa dos alunos, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades, que auxiliaram sobremaneira na compreensão e na construção do conhecimento, fortalecendo o interesse dos alunos pelo estudo da Química.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Brenda Letícia da Silva Leite, Universidade do Estado do Pará

Graduada em licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, Brasil.

Alan Moreira dos Santos, Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, Brasil

Graduado em licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, Brasil.

Ronilson Freitas de Souza, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Química. Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil. Desenvolve pesquisas sobre o ensino de Química, com foco na tendência pedagógica da modelagem e no uso de impressão 3D. Também investiga a inclusão no ensino de Química, com ênfase em práticas acessíveis para pessoas com deficiência visual.

Lucicleia Pereira da Silva, Professora da Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, Brasil

Doutora em Ciências Ambientais. Professora do Centro de Ciências Sociais e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil. Suas pesquisas enfocam estratégias para o ensino de Ciências/Química, com ênfase no ensino por investigação, metodologias ativas e educação ambiental, alinhadas à perspectiva dialógica problematizadora de Paulo Freire.

References

BRAGA, Jonathan Taveira; KASPER, Kátia Maria. Formação, experimentação, invenção. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 15, n. 1, 2013.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 90, de 25 de março de 2024. 2024. Disponível em: https://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=14542. Acesso em: 10 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio. Brasília: [MEC], 2000.

CARMINATTI, Bruna; DEL PINO, José Claudio. Concepções dos professores da área das ciências da natureza acerca da construção da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico: a contribuição dos saberes docentes na realidade de duas escolas do norte gaúcho. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 103-125, 2015.

CARVALHO, Juliana. Trabalhando com quadrinhos em sala de aula. CECIERJ–Educação Pública, v. 19, n. 5, 2009.

COSTA MELO, Maria Gabriela; LUNA, Leossandra Cabral. História da Química e Histórias em Quadrinhos: relato de experiência no estágio supervisionado na Licenciatura em Química. Revista de Iniciação à Docência, v. 9, n. 1, p. e13665-17, 2024.

CRESWELL, John Ward. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CUNHA, Ana Paula Silva; SILVA, Lucicléia Pereira. Atividade Experimental Problematizadora: uma análise de pH em amostras de solo com alunos do 3º ano do ensino médio. Scientia Plena, v. 19, n. 3, 2023.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; RODRIGUES, Marion Pinheiro; SIQUEIRA, Dariz Silvia. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013.

GOMES, Maria das Graças; SANTOS, Francisca Mayara; DIÓGENES, David Oliveira; FREITAS, Armando Diego Lima de; MATIAS, Dheyla Passos. Confecção de histórias em quadrinhos na melhoria do aprendizado de química no ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, v. 8, n. 2, p. 28-38, 2017.

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ática, 1997.

IWATA, Adriana Yumi. Sigma Pi: quadrinhos para divulgação e ensino de ciências. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2012.

LEITE, Bruno Silva. A experimentação no ensino de química: uma análise das abordagens nos livros didáticos. Educación química, v. 29, n. 3, p. 61-78, 2018.

LEITE, Bruno da Silva. Histórias em quadrinhos e ensino de química: proposta de licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS), v. 1, n. 1, p. 58-74, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 78-79.

LIMA, Adriana Maria Queiroz da Silva; FERREIRA, João Elias Vidueira; SOUZA, Ronilson Freitas de. Química orgânica para alunos com deficiência visual: uma estratégia de aprendizagem combinando uso de modelos 3D e audiodescrição. ACTIO, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 1-23, maio/ago. 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15387/9027. Acesso em: 27 ago. 2024.

LUPETTI, Karina Omuro; IWATA, Adriana Yumi. Produção de histórias em quadrinhos como processo de alfabetização científica: a química em foco. Revista Temporis[ação], v. 16, n. 2, p. 265-288, 2016. ISSN 2317-5516. Disponível em: www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4615. Acesso em: 21 jun. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Importância da Avaliação Qualitativa combinada com outras modalidades de Avaliação. Saúde & Transformação Social, v. 2, n. 2, p. 2-11, 2011.

MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. Criatividade, personalidade e educação. São Paulo: Papirus, 2007.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

MORALES, Pedro. Relação professor-aluno. São Paulo: Ed. Loyola, 1999.

OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de. A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 25-45, 2010.

PÉREZ GÓMEZ, Ángel Ignacio As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência. In: SACRISTÁN, Jose Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Ángel Ignacio. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 2000, p. 10-26.

SANCHEZ JÚNIOR, Sidney Lopes; ROZARIO, Tatiana Aparecida da Silva. Arte e Criatividade na Escola. Revista diálogo e interação, v. 17, n. 1, p. 96-115, 2023.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Função social: o que significa ensino de química para formar o cidadão. Química nova na escola, v. 4, n. 4, p. 28-34, 1996.

SANTOS CRUZ, Thaiza Montine Gomes dos; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. H'Química - O uso dos quadrinhos para o Ensino de Radioatividade. Revista Temporis[ação], v. 16, n. 2, p. 289-307, 2016.

TERCI, Tailla Conti Bergamini; SANTOS, Nayara Araujo dos; SIQUEIRA, Bruno Magela de Melo; ROMÃO, Wanderson. Desenvolvimento e aplicação de um recurso didático no formato de história em quadrinhos para abordar a temática maconha no ensino de química. Revista Ifes Ciência, v. 10, n. 2, p. 1-24, 2024.

WARTHA, Edson José; SILVA, Erivanildo Lopes da; BEJARANO, Nelson Rui Ribas. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.

ZARAGOZA RAMOS, Eduardo; SOUZA, Ronilson Freitas de; OROZCO TORRES, Luis Mexitli; CASTILLO GUZMÁN, Elizabeth Monserrat; KURODA LÓPEZ, Dolores Elena; RAMÍREZ FRANCO, María de los Ángeles. Valoración, como indicadores ácido-base, de extractos naturales de flores de bougainvillea glabra, cosmos bipinnatus, psittacanthus calyculatus y cascara y fruto de opuntia ficus, de san miguel el alto, jalisco. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.4901.

Published

2024-09-27

Issue

Section

Dossiê PIBID