O uso integrado de experimentação e de histórias em quadrinhos para o ensino de Termoquímica no contexto do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45404Keywords:
Estratégias de ensino, Sequência didática, Ensino e aprendizagemAbstract
esse estudo, o objetivo foi avaliar o uso combinado de experimentação e de histórias em quadrinhos (HQ), em relação à aprendizagem dos discentes sobre os conceitos de Termoquímica. Para tanto, foi implementada uma sequência didática com três etapas para abordar os conceitos de calor e temperatura, de quantidade de calor, de entalpia e variação de entalpia, de tipos de sistemas, de reações de combustão e de transferência de energia integradamente. A sequência incluiu aula teórica, experimentação demonstrativa e construção de diálogos de uma HQ, para ilustrar o experimento “Chama fria”. Participaram da pesquisa 30 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Belém/PA. Os dados para análise foram coletados, por meio de um formulário em escala Likert, com justificativas para as assertivas, aplicado após a intervenção. Os percentuais de níveis de concordância foram calculados e as justificativas, interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva. Diante disto, observou-se que o uso de estratégias didáticas associadas incentivou a participação ativa dos alunos, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades, que auxiliaram sobremaneira na compreensão e na construção do conhecimento, fortalecendo o interesse dos alunos pelo estudo da Química.
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