Educação inclusiva e formação de professores
uma análise das disciplinas oferecidas nas universidades
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.44946Keywords:
Currículo, Educação Inclusiva, Formação docenteAbstract
O artigo tem o objetivo analisar a formação inicial de professores e a oferta de um currículo que contemple a educação inclusiva. A partir da nossa experiência nas práticas educacionais, partimos da hipótese de que os currículos dos cursos pesquisados podem não ofertar disciplinas que contemplem a teoria e a prática para desenvolver um trabalho pedagógico efetivo com estudantes com necessidades especiais. Buscamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, analisar a matriz curricular dos cursos de Licenciaturas e Pedagogia. Concluímos que as matrizes curriculares dos cursos pesquisados, possuem poucas disciplinas que abordam o tema e podem não atender aos conhecimentos essenciais para os futuros professores atuarem com alunos em processo de inclusão.
Downloads
References
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP. Brasília, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em 20 de fevereiro de 2023.
BRASIL. DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em 15 de janeiro de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano Nacional de Educação, 2014. Disponível em http:// www.mec.gov.br/arquivos/pdf/pde/pdf. Acesso em: 15 de fevereiro de 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 15 de fevereiro de 2023.
BRASIL, RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22019.pdf. Acesso em 15 de janeiro de 2023.
BRASIL. DECRETO Nº 10.502, DE 30 DE SETEMBRO DE 2020. Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948. Acesso em: 15 de fevereiro de 2023.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 2 de 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial, MEC/SECADI. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-especial-sp-598129159. Acesso em 15 de janeiro de 2023.
CAPELLINI, V. L. M. F.; MENDES, E. G. O ensino colaborativo favorecendo o desenvolvimento profissional para a inclusão escolar. Educere et Educare: revista de educação, v.2, n. 4 p. 113-128, jul./dez. 2007.
GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP, n. 100, p.33-46, dez./jan./fev. 2013 -2014.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar, 2021. Brasília: MEC, 2021. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em 09 novembro de 2022.
NÓVOA, A. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/ . Acesso em: 12 de janeiro de 2023.
PIMENTEL, S. C. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA, T. G. GALVÃO FILHO, T. A. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.
Posicionamento da Rede-In a respeito da nova Política Nacional de Educação Especial. Outubro/2020. Disponível em https://institutorodrigomendes.org.br/nova-politica-nacional-educacao-especial/. Acesso em 12 de janeiro de 2023.
ROCHA, Solange. O INES e a Educação de Surdos no Brasil. Vol. 01. Rio de Janeiro: INES/2007.
SANTOS, M. P. dos. Ressignificando a formação de professores para uma educação inclusiva. Rio de Janeiro. UFRJ, LaPEADE. Relatório de Pesquisa apresentado a Capes, sobre pesquisa desenvolvida no Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Material não publicado, 2007.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.
UNESCO. Informe final de la Conferencia mundial sobre las necesidades educativas especiales. Acceso y calidad. Salamanca, 1995. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000110753_spa. Acesso em 12 de janeiro de 2023.