Ciência e senso comum no paradigma moderno
discussão sobre a Phronesis aplicada ao Esporte Educacional
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37531Keywords:
Epistemologia, Educação Física, Esporte Educacional.Abstract
O presente trabalho objetiva debater a relação entre ciência e senso comum, problematizando o paradigma moderno, bem como o uso da noção de Phronesis para pensar outras referências para o Esporte Educacional. Metodologicamente, optamos pela pesquisa qualitativa, tendo a revisão narrativa da literatura como centralidade. Dessa forma, nos apropriamos das discussões sobre as ecologias dos saberes para propor rupturas epistemológicas via ecologia dos saberes.
Downloads
References
ALMEIDA, Marco Antonio Bettini; DE ROSE JUNIOR, Dante. Fenômeno Esporte: relações com a
qualidade de vida. In: VILARTA, Roberto; GUTIERREZ, Luiz Gustavo; MONTEIRO, Maria Inês. Qualidade de vida: evolução dos conceitos e práticas no século XXI. Campinas: IPES, 2010. p. 11-18.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRACHT, Valter. Aprendizagem social e Educação Física. Porto Alegre: Magister, 1992.
CIRQUEIRA, Joselia Santos et al. Ciência e senso comum: Boaventura e as críticas a visão bachelardiana. KÍnesis, Marília, v. 9, n. 21, p. 95-104, dez. 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/kinesis/article/view/7753. Acesso em: 19 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/1984-8900.2017.v9n21.09.p100.
CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões [on-line], v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012. Acesso em: 18 maio 2022. Epub 18 Jan 2008. ISSN 1809-4546. https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus Editora, 1995.
DOURADO, Ivan Penteado. Senso comum e ciência: uma análise hermenêutica e epistemiológica do senso comum de oposição. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 70, p. 213-229, ago. 2018. ISSN 1984-0411. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57154. Acesso em: 19 set. 2020. DOI:
1590/0104-4060.57154.
EMICIDA. Levanta e anda. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2013. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/emicida/levanta-e-anda-part-rael-da-rima.html. Acesso em: 25 jul. 2020.
GODINHO, Rosemary de Sampaio. Renascimento: uma nova concepção de mundo através de um novo olhar para a natureza. DataGramaZero – Revista de Informação, [S.l.], v. 13 n. 1, p. 1-18, fev. 2012. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/7588. Acesso em: 19 set. 2020.
GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas:
racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Soc. Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 25-49, abr. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100003.
KING, Anthony. Regulatory regimes in European sport. In: TOMLINSON, Alan; YOUNG, Christopher; HOLT, Richard (editores). Sport and the Transformation of Modern Europe: States, media and markets, 1950-2010. [S.l.]: Routledge, 2011. p. 171-186.
KRAVCHYCHYN, Claudio et al. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, p. 339-350, maio 2012. ISSN 1982-8918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/27920. Acesso em: 19 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.27920.
KRENAK, Ailton. O sistema e o antissistema: três ensaios três mundos no mesmo mundo. Belo
Horizonte: Autêntica, 2021.
MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 405-418, fev. 2015. ISSN 1982-8918. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/48275>. Acesso em: 19 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.48275.
MACHADO, Viola Gisele. Pedagogia do esporte: a consolidação de uma política pública de esporte na escola em tempo integral – um estudo no interior paulista. 2017. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2017.
MAFFEI, Willer Soares. Educação Física frente aos desafios da mudança. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 17, n. 1, 2015. Disponível em:
https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18932 . Acesso em: 21 jun. 2022.
MARTINS, Aline Toffoli; NEIRA, Marcos Garcia. Interfaces entre o currículo cultural da educação física e o processo de inclusão. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php.revistainstrumento/article/view/18908>. Acesso em: 1 maio. 2022.
MIGNOLO, W.D. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
NAJMANOVICH, Denise. O sujeito incarnado. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
NEIRA, Marcos Garcia. A reflexão e a prática de ensino: educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.
PEREIRA, Adilson; SANTOS, José Messias dos. Cosmovisão, epistemologia e educação: uma
compreensão holística da realidade. 2. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 1999.
RATIER, Rodrigo. Entrevista com Marcos Neira sobre o papel da Educação Física nas escolas. Nova escola, 2009.
SANTANA, Jéssica. (Inter)ações afirmativas: Racismo epistêmico e decolonização epistemológica na formação docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE CULTURAS: Memória e Sensibilidade: Cenários da experiência cultural contemporânea, 4., Bahia, 2018. Apresentação oral.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos, CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002007000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em:
set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um pensamento alternativo de alternativas. Buenos Aires: CLACSO, 2018. v. 1. Disponível em: http//biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20181203040213//Antologia_Boaventura_ Vol1.pdf.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
SCAGLIA, Alcides José. Os jogos/brincadeiras de bola com os pés e o futebol: o início de uma profícua história sistêmica/complexa. Movimento & Percepção, Espírito Santo de Pinhal, v. 5, n. 6, p. 1-46, jan./jun. 2005. ISSN 1679-8678. Disponível em: http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewissue.php?id=5. Acesso em: 19 set. 2020.
TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.