Infâncias nas imagens de "Central do Brasil"
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37253Keywords:
cinema, infâncias, educaçãoAbstract
O presente texto faz parte da tese intitulada "Cinema e Infância: Arte & Vida", produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, defendida em 2019. Tendo a relação estabelecida entre a criança espectadora do cinema e a paisagem cinematográfica, o texto apresenta uma parte da pesquisa que tem como questão central a investigação sobre os mecanismos que perpassam os processos de compreensão e apropriação da criança - espectadora do cinema - com a paisagem para ela apresentada e as possibilidades de representação dessa paisagem. Neste recorte a discussão toma como base o filme "Central do Brasil" dirigido por Walter Salles. Para este diálogo, foi utilizado a perspectiva histórico-cultural de Vigotski - principalmente no que se refere às estruturas infantis ligadas à imaginação e à criação - e a metodologia de pesquisa em educação inspirada nos pressupostos bakhtinianos.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BESSE, Jean-Marc Besse. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.
MIGLIORIN, Cezar. Cinema e escola sob o risco da democracia. Dossiê: Cinema e Educação: uma relação sob a hipótese de alteridade. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 104-110, jan./jul., 2010.
PASOLINI, Pier Paolo. Diálogo com Pasolini: escritos (1957-1984). São Paulo: Nova Stella Editorial, 1986.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.