Viver nas cidades

experiência socioespacial das crianças numa periferia urbana do município de Vitória/ES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37179

Palavras-chave:

Crianças. Cidade. Experiência socioespacial

Resumo

As crianças estão nas cidades e as cidades estão nas crianças. Embora por vezes invisíveis, as crianças estabelecem profundas interlocuções com os diferentes espaços do contexto urbano. Em virtude disso, investigar os modos como as crianças apreendem o espaço vivido se apresenta como uma importante questão para desvelar as suas tessituras e composições no texto citadino. Para tanto, realizou-se um estudo etnográfico nas ruas e praças de uma periferia urbana do município de Vitória/ES, onde foi possível conversar com as crianças e observar os modos como se apropriam da arquitetura e dos equipamentos urbanos. Com a análise dos diálogos, olhares e perspectivas sobre a cidade, compreendemos que as ações e narrativas das crianças se interconectam e formam modos próprios de produzir sentidos à dinâmica socioespacial do ambiente vivido.

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Biografia do Autor

Érika Milena de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação/UFES . Desempenha a função de professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Vitória. Integrante do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC (Diretório CNPQ). Possui experiência na área de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: infância, educação científica em espaços formais e não formais de educação e educação ambiental

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora Titular do Departamento de Educação, Políticas e Sociedade - CE/UFES onde atua como Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES junto à Linha de Pesquisa Educação, Formação Humana e Políticas Públicas. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (Estudos em Hannah Arendt), sob a supervisão do Prof. Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Representante do PPGE/UFES junto ao Termo de Cooperação Técnica entre UFES e Universidade do Minho/IE (Portugal). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC - www.iesc.pro.br (Diretório CNPQ). Estuda os seguintes temas de pesquisa: Educação Infantil em Tempo Integral; Culturas Infantis e Cidade; Políticas Públicas articuladas à Educação Infantil

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Publicado

2022-07-29