O universo social e cultural das vivências atmosféricas das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37167

Palavras-chave:

Geografia da Infância. Teoria Histórico Cultural. Vivências Atmosféricas das Crianças

Resumo

Este artigo tem como objetivo conceber uma Geografia a partir das vivências atmosféricas das crianças. Suas expressões espaciais, lógicas e autorias infantis. Foram realizadas pesquisas com crianças em duas escolas públicas: no Distrito da Matinha, em Feira de Santana – BA, e com crianças cegas, e com deficiência múltipla no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Os processos ocorreram na forma de encontros onde foi possível a escuta sensível dessas crianças, nesses diferentes espaços e tempos, onde elas foram agentes criadoras de outras linguagens geográficas, partindo de suas observações atmosféricas. A partir da relação e das significações que as crianças estabeleceram com os elementos do meio, da vida, ressignificam suas culturas. Entendemos que a Teoria Histórico Cultural possibilita a compreensão do desenvolvimento humano como um ser histórico e social.

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Biografia do Autor

Danusa da Purificação Rodrigues, Universidade Estadual de Feira de Santana/BA

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao campo Linguagem, Cultura e Processos Formativos (2021). Mestre em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2012).Bacharel em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (2009). Especialista em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2008).Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2007). Atua principalmente nos temas de: educação, geografia, cartografia e geoprocessamento, meio ambiente, recursos hídricos, modelagem ambiental. Atualmente é Analista Universitária - Geógrafa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Professora na Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC-BA).

Luciana Maria Santos de Arruda , Instituto Benjamin Constant/RJ

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2020), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2014) pós graduação em Ensino de Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade Gama Filho (2007) graduação Licenciatura em Geografia na Faculdade de Formação de Professores - FFP/UERJ (1998) . Atualmente é professora de geografia e membro da comissão do Concurso do Livro Tátil do Instituto Benjamin Constant. Faz audiodescrição e adaptação de materiais e livros didáticos para Braille e Tipo Ampliado. Faz a assessoria na produção de mapas táteis.

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Publicado

2022-07-29