Percepção das metodologias utilizadas no ensino de ciências em duas escolas do município de Boa Hora, Piauí, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36174

Palavras-chave:

Educação, Ensino-aprendizagem, Metodologias de ensino

Resumo

O ensino de Ciências vem sofrendo mudanças com o surgimento de recursos audiovisuais que auxiliam o trabalho do professor. Os objetivos deste trabalho foram conhecer o perfil dos professores e as dificuldades enfrentadas frente os desafios da profissão docente e identificar as diferentes metodologias utilizadas em sala de aula. A pesquisa teve como público-alvo, professores do ensino fundamental de duas escolas municipais de Boa Hora, Piauí. A intervenção foi realizada entre agosto e setembro de 2019. Foi aplicado um questionário estruturado. De acordo com as respostas obtidas, a metodologia mais utilizada foi a aula expositiva. Todos os professores responderam que gostariam de utilizar tecnologias, porém a maioria alegou falta de recursos e de tempo. O livro didático é o recurso mais adotado pelos professores e a prova escrita é o método de avaliação mais utilizado. Vale ressaltar a importância da formação continuada para os professores do ensino básico, além de um maior engajamento de professores e da gestão da escola no tocante ao planejamento escolar.

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Biografia do Autor

Henrique Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Biodiversidade e Conservação da Natureza (UFJF). Especialização em Ensino de Ciências (IFPI). Especialista. em Docência do Ensino Superior (FACAPI). Graduado em Ciências Biológicas (UESPI).

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Publicado

2022-12-21