O programa de residência docente da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG em diálogo com a Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.35129Keywords:
Residência Docente. Vivência. Educação InfantilAbstract
Este relato tem por objetivo refletir sobre o lugar da docência na área da Educação Infantil, a partir das experiências construídas no Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. O campo de produção dos dados se inscreve em atividades desenvolvidas em uma escola pública de Educação Infantil da rede de ensino do município de Juiz de Fora/MG. Recorremos ao Círculo de Vigotski para sustentar as nossas análises, a partir do conceito de vivência e na perspectiva da pesquisa crítica de colaboração. Compreendemos, a partir do trabalho, a necessidade de aprofundamento sobre a constituição de saberes/fazeres da docência na Educação Infantil, que deve se concretizar no diálogo entre a universidade e a escola básica.
Downloads
References
ARAÚJO, Vivian Carvalho de; SANTOS, Núbia Schaper; Macário, Alice de Paiva. A creche como direito e as implicações para a formação e valorização dos professores. Brazilian Journal of Development, v.5, n. 10, 17306–17319, 2019. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3542. Acesso em: 04 jun. 2024.
BARBOSA, Maria Carmem. Especificidades das ações pedagógicas com os bebês. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-acao-pedagogica-bebes-m-carmem/file . Acesso em: 27 jul. 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARBOSA, Maria Carmem. Especificidades das ações pedagógicas com os bebês. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7154-2-2-artigo-mec-acao-pedagogica-bebes-m-carmem/file. Acesso em: 27 jul. 2021.
BASSOLI, Fernanda, RODRIGUES, Andreia Rodrigues, LIMA, Carmen Rita Guimarães Marques. Tecendo saberes docentes da experiência a partir da colabor(ação): reflexões sobre uma disciplina do Programa de Residência Docente. In: Anderson Ferrari, Angélica Cosenza, Isabela Ferreira Lima, Marco Antônio Escher, Mylene Cristina Santiago (Orgs.). Formação Docente Inicial e Continuada na UFJF: Experiências e Diálogos com a Escola Básica. São Paulo: Livraria da Física, 2022.
BRAIT, Beth (org). Bakhtin: conceitos-chave. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
BRASIL. Lei nº 9.324, de 20 de dezembro de 1996: Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015.
BRASIL. MEC. CNE/CP. Resolução CNE/CP nº 2/2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional comum curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de dezembro de 2017.
CAMPOS, Roselane Fátima. Educação Infantil: políticas e identidade. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n.9, p. 217-228, jul./dez. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté/SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.
LÓPEZ, Maria Emília. Um mundo aberto: cultura e primeira infância. Tradução: Cícero Oliveira. São Paulo: Instituto Emília, 2018.
NEWMAN, Fred; HOLZMAN, Lois. Lev Vygotsky: cientista revolucionário. São Paulo: Loyola, 2002.
PINO, Angel. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, ano XXI,
nº 71, Julho/2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/gHy6pH3qxxynJLHgFyn4hdH/?lang=pt
Acesso em: 08 mar. 2016.
RICHTER, Sandra. Docência e Formação Cultural. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. - 1.ed. - Brasília: MEC /SEB, 2016.
SANTOS, Núbia Aparecida Schaper. Sentidos e significados sobre o choro da criança nas creches públicas do município de Juiz de Fora/MG. 2012. 249 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2012.
SANTOS, Núbia Aparecida Schaper, ARAÚJO, Viviam C. D.; REZENDE, Wagner S. Identidade, docência e formação de professoras que atuam em creches: um diálogo com a pesquisa. Colloquium Humanarum, v. 15, n.3, 29–41, 2018 Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2451. Acesso em: 02 mar. 2021.
SANTOS, Núbia Aparecida Schaper. A Educação Infantil em tempos de pandemia: entre inquietações e retrocessos. Anais da 14ª Reunião Anped - Regional Sudeste. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sudeste2020. Acesso em: 05 abr. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TOASSA, Gisele. Emoções e vivências em Vigotski. Campinas, SP: Papirus, 2011.
VIGOTSKI, Lev. Quarta aula. O problema do meio na pedologia. In: PRESTES, z.; TUNES, E. (org.) 7 Aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
VIGOTSKI, Lev. O desenvolvimento psicológico na infância. 3ª ed. São Paulo: Martins
Fontes, 1998.
VIGOTSKY, Lev. Teoria de las emociones. Estúdio históricopsicológico. Madrid: Ediciones Akal, 2004.
VIGOTSKI, Lev. Psicologia, Educação e Desenvolvimento. Escritos de L. S. Vigotski. Tradução. Zoia Prestes, Elizabeth Tunes. São Paulo: Editora Expressão Popular 2021.