Contribuições do Programa Residência Pedagógica na constituição de professores de ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34997Keywords:
Ciências da natureza, Residência pedagógica, Parceria Universidade e Escola BásicaAbstract
O Programa Residência Pedagógica (RP) foi implementado em 2018, buscando oportunizar aos licenciandos em formação inicial uma maior vivência no âmbito escolar. Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições do RP na constituição de Professores da área Ciências da Natureza em formação, a partir de situações vivenciadas pelos futuros professores/residentes nas escolas. Pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, com recorte temporal de 2018 a 2019. Para organização dos materiais foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC). Da análise emergiram as categorias: i) Residência Pedagógica: o constituir-se professor; e ii) Residência Pedagógica: desafios, vivências, relações entre universidade e escola, as quais sinalizam que no processo formativo, a interação com as escolas, com os preceptores, ainda quando acadêmico, contribui substancialmente para o desenvolvimento da constituição docente do residente.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo, 2011.
BERVIAN, Paula Vanessa; SANTOS, Eliane Gonçalves dos; PANSERA DE ARAÚJO, Maria Cristina. O PIBID como terceiro espaço: elementos para formação de professores de ciências na profissão. Interfaces da Educação, v. 10, p. 423-444, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3441. Acesso em: 11 dez. 2020.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n° 206 de 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br. Acesso em: 12 dez. 2020.
CANÁRIO, Rui. A escola tem futuro? Das promessas às incertezas. Porto Alegre: Artemed, 2006.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores: pesquisa, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FAGUNDES, Andréa Vassallo; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Formação continuada de professores na perspectiva crítica: contribuições à prática docente. Revista Instrumento, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 63-72, jul/dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18724. Acesso em: 23 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GIGLIO, Celia Maria Benedicto; LUGLI, Rosario Silvana Genta. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do programa residência pedagógica na UNIFESP. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 46, p. 60-82, set/dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/4173. Acesso em: 23 jul. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GUEDES, Marilde Queiroz. A nova política de formação de professores no Brasil: enquadramentos da base nacional comum curricular e do programa de residência pedagógica. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, v. 9, n. 1, p. 90–99, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.174. Acesso em: 11 ago. 2021.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 2011.
LEAL, Carolina de Castro Nadaf. Residência Pedagógica: representações sociais de formação continuada. 2016. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2016.
LÜDKE, Menga. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 1, n. 1, p. 95-108, 9 maio 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/7. Acesso em: 23 jul. 2021.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.
NÓVOA, António. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, António. Profissão professor. 3. Porto: Ed. Portugal, 2003.
SANTOS, Eliane Gonçalves dos. A Educação em Saúde nos Processos Formativos de Professores de Ciências da Natureza Mediada por Filmes. 2018. 133f. Tese (Doutorado)- Educação nas Ciências, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul –UNIJUÍ, Ijuí, 2018. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/6064/Eliane%20Gon%c3%a7alves%20dos%20Santos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 29 set. de 2020.
SILVA, Katia Augusta Curado Pinheiro DA; CRUZ, Shirleide Pereira. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: Diálogos Em Educação, v. 27, n. 2, p. 227–247, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.14295/momento.v27i2.8062. Acesso em: 11 ago. 2021.
SIMÕES, WILLIAN. O Programa residência pedagógica na UFFS: uma estratégia para o fortalecimento e qualificação do curricular estágio supervisionado. In: SIMÕES, Willian (Org.). Residência Pedagógica na UFFS: registros e contribuições para o fortalecimento do estágio curricular supervisionado nas licenciaturas. Tubarão: Editora Copiart, 2019. p. 07-20.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VAILLANT, Denise. Iniciativas mundiales para mejorar la formación de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 229, p. 543-561, set/dez.2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335938917_Iniciativas_mundiales_para_mejorar_la_formacion_de_profesores. Acesso em: 26 jul. 2021.