A adaptação do Programa Residência Pedagógica no Núcleo da Matemática dentro do contexto do ensino remoto na Unipampa
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34993Keywords:
Programa Residência Pedagógica, Ensino Remoto, MatemáticaAbstract
O presente artigo é uma pesquisa já concluída, e tem como objetivo compreender como foi feita a adaptação do Programa Residência Pedagógica ao ensino remoto no âmbito do Núcleo da Matemática da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de três sujeitos de pesquisa: a Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica, o Coordenador de Área do Núcleo da Matemática e a residente pesquisadora, que atuou como residente voluntária e como pesquisadora participante. Nesta pesquisa foram observadas as relações construídas remotamente entre a Universidade e a Escola Campo. Entre os resultados observados, temos o surgimento de um ambiente de ensino que possibilitou novas intervenções pedagógicas, favorecendo a articulação entre teoria e prática e a docência humanizada.
Downloads
References
ALMEIDA, Maria Isabel; PIMENTA, Selma Garrido. Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e educação de jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.
BATISTA, Luciano Gonçalves; ROQUE, Renata Dourado; MEDEIROS, Thamyres Ribeiro; SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da. Experiências, vivências e ações na escola estadual Raul de Leoni no contexto da pandemia da covid-19. In: SUMMER SCHOOL MAT/7UNB, 49, 2021. Anais... Disponível em: https://www.mat.unb.br/verao2021/fotos/educacao/11_LUCIANO_BATISTA.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, 17 mar. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 03 jun. 2021.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital nº 01/2020. Programa de Residência Pedagógica: chamada pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2020. Disponível em:
https://uab.capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/anexos/06012020-EDITAL-1-2020-ANEXOS.pdf. Acesso em: 05 jun. 2021.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 114, de 06 de agosto de 2020. Estabelece cronograma estendido e regras para início das atividades dos Projetos Institucionais do Programa Residência Pedagógica e do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Capes, 2020. Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=4682. Acesso em: 02 jun. 2021.
COSTA, Renata. Educação remota emergencial x EaD: desafios e oportunidades. LinkedIn, 2020. Disponível em: https://pt.linkedin.com/pulse/educa%C3%A7%C3%A3o-remota-emergencial-x-ead-desafios-e-renata-costa. Acesso em: 02 jun. 2021.
FRANZ, Alice Rubner; COELHO, Gabriel Bandeira. A cruel pedagogia do vírus (resenha: SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020). Ciência Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 56, n. 1, p. 104-106, jan./abr. 2020.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Pesquisa: Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Fundação Carlos Chagas, Informe nº 1, 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1. Acesso em: 02 jun. 2021.
G1. Só 6 das 69 universidades federais adotaram ensino a distância após paralisação por causa da Covid-19. G1, 14 de mai. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/05/14/so-6-das-69-universidades-federais-adotaram-ensino-a-distancia-apos-paralisacao-por-causa-da-covid-19.ghtml. Acesso em: 03 jun. 2021.
GOVERNO do RS suspende aulas da rede estadual a partir desta quinta devido ao coronavírus. G1 RS, 16 mar. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2020/03/16/governo-do-rs-suspende-aulas-da-rede-estadual-a-partir-desta-quinta-devido-ao-coronavirus.ghtml. Acesso em: 03 jun. 2021.INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE cidades. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/bage/panorama. Acesso em: 05 jun. 2021.
MATOS, Thiago Araújo de Lima; LOPES, Beatriz Barbosa; ASSIS, Daniella Isadora de; VIEIRA, Márcio Gustavo; SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da. Metodologias alternativas no ensino remoto de matemática. In: SUMMER SCHOOL MAT/7UNB, 49, 2021. Anais... Disponível em: https://www.mat.unb.br/verao2021/fotos/educacao/18_THIAGOWorkshop_metodologias%20alternativas%20no%20ensino%20remoto.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Censos de 2017 registram mais de 2,5 milhões de professores no país. Ministério da Educação, 2018. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/pronatec/oferta-voluntaria/33541-noticias/censo-escolar/69921-censos-de-2017-registram-mais-de-2-5-milhoes-de-professores-no-brasil. Acesso em: 09 jun. 2021.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A aprendizagem da docência: a formação compartilhada no Clube da Matemática. In: PBL 2010 Congresso Internacional, São Paulo, Brasil, 2010. Anais... Disponível em: http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0999-1.pdf. Acesso em: 13 jun. 2021.
PIMENTA, Sema Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
RETOMADA das aulas no RS ocorrerá em cinco etapas e pode durar até setembro. GAÚCHA ZH, Porto Alegre, 27 maio 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/05/retomada-das-aulas-no-rs-ocorrera-em-cinco-etapas-e-pode-durar-ate-setembro-ckapqyakz00he015nbazmiyzo.html. Acesso em: 03 jun. 2021.
RIBEIRO, Lucas Zuch; SILVA, Adalberto Aparecido; ALMEIDA, Adriana. Relatos de experiência na Residência pedagógica: educação em tempos de pandemia. Anais de educação em foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, jul. 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/11/18. Acesso em: 20 jul. 2021.
ROSA, Rosane Terezinha Nascimento. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus-o COVID-19! Rev. Cient. Schola, Santa Maria, v. VI, n. 1, julho 2020. Disponível em: http://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf. Acesso em: 02 jun. 2021.
ROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; MINODA, Dalva de Souza Minoda; FONSECA, Renata Gardoni Porto. Impacto da pandemia do covid-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, 16 dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/53672. Acesso em: 02 jun. 2021.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007
TV Câmara inicia transmissões das aulas da rede municipal. Jornal Minuano, Bagé, 30 abr. 2020. Disponível em: https://www.jornalminuano.com.br/noticia/2020/04/30/tv-camara-inicia-transmissoes-das-aulas-da-rede-municipa. Acesso em: 05 jun. 2021.
SILVA, Leile Caroline; SILVA, Bruna; SILVA, Cíntia da; RIBEIRO, Núbia. A residência pedagógica e a formação de professores de matemática no contexto do ensino remoto. Anais de educação em foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, jul. 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/48. Acesso em: 20 jul. 2021.
SILVA, Adalberto; RIBEIRO, Lucas; ALMEIDA, Adriana. Relato de experiência na atuação da residência pedagógica: educação em tempo de pandemia. Educação em Foco, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/download/11/18. Acesso em: 20 jul. 2021.
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2008
SKOVSMOSE, Ole; SCANDIUZZI, Pedro Paulo; VALERO, Paola; ALRO, Helle. A aprendizagem matemática em uma posição de fronteira: foregrounds e intencionalidade de estudantes de uma favela brasileira. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 42 A, p. 231-260, abr. 2012.
SOUZA, Guilherme Oliveira de. Implementação do Programa Residência Pedagógica na UFOP: contexto, ações e desafios no âmbito do subprojeto Matemática. Orientador: Douglas da Silva Tinti. 2021. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021. Disponível em: https://monografias.ufop.br/handle/35400000/3203. Acesso em: 20 jul. 2021.
UNICEF. UNICEF alerta: garantir acesso livre à internet para famílias e crianças vulneráveis é essencial na resposta à Covid-19. UNICEF, mai. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-alerta-essencial-garantir-acesso-livre-a-internet-para-familias-e-criancas-vulneraveis. Acesso em: 03 jun. 2021.
UNICEF. Covid-19: Pelo menos um terço das crianças em idade escolar não consegue acessar o ensino a distância durante o fechamento das escolas, diz novo relatório do UNICEF. UNICEF, ago. 2020. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-pelo-menos-um-terco-das-criancas-em-idade-escolar-nao-consegue-acessar-ensino-a-distancia. Acesso em: 03 jun. 2021.
VIEIRA, Leticia; RICCI, Maike. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. OEMESC, 2020. Disponível em: http://www.udesc.br/ensinomedioemsc. Acesso em: 01 jun. 2021.
‘