O programa de residência pedagógica e o desafio de sustentação como política de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34953Keywords:
Residência Pedagógica, Políticas Públicas Educacionais, Formação DocenteAbstract
A formação docente constitui-se como temática cara, tendo em vista sua relevância comprovada por meio de estudos no campo da educação. Assim, este artigo faz uma breve exposição das políticas nacionais de incentivo à docência, até a implementação do Programa Residência Pedagógica (RP), que busca trazer robustez à formação inicial de professores, com possibilidade de aperfeiçoar os tradicionais estágios. Esta tem como escopo construir propostas formativas em escolas públicas de educação básica, que dialoguem com a Base Nacional Comum Curricular, criando espaços abertos de interlocução com a comunidade escolar e evidenciando o tripé ensino, pesquisa e extensão. Para tal, foi realizada análise documental, a partir dos sites oficiais do governo federal e análise exploratória da proposta de implementação do RP por uma universidade pública mineira. Percebeu-se que o RP é promissor e busca minimizar a discrepância entre teoria e prática nos cursos de formação docente.
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