Proposta de leitura do gênero discursivo meme com enfoque nos multiletramentos

Authors

  • Francisco Diego Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Crígina Cibelle Pereira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.34949

Keywords:

Multiletramentos, Enunciados multissemióticos, Gênero discursivo meme

Abstract

Buscamos analisar uma proposta de leitura do gênero discursivo meme, produzida no âmbito do Programa Residência Pedagógica, e aplicada em uma turma – composta por 40 alunos – do Ensino Médio, de uma escola estadual situada no interior do Rio Grande do Norte. Para tanto, assumimos os postulados de Santaella (2013) sobre os tipos de leitores e as propostas de Rojo (2019, 2013, 2009) sobre a– pedagogia dos multiletramentos, que considera a diversidade de semioses e culturas do contexto hodierno. A análise mostrou que os alunos são capazes de mobilizar conhecimentos para a leitura de diferentes semioses (imagem estática, imagem em movimento, texto verbal, entre outras), e que eles transitam entre diferentes informações do universo digital sem deixar de dar atenção à realidade que os cerca, o que caracteriza o leitor ubíquo. A proposta apresentada contribuiu para reflexão sobre os valores e as crenças conflitantes que o gênero discursivo meme, mesmo sendo menos complexo, veicula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Diego Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Letras e mestrando em Letras pelo PPGL da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Crígina Cibelle Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Letras Língua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Pau dos Ferros (2005); Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora na Categoria Adjunto IV do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) do Campus da UERN em Pau dos Ferros. É líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). 

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez et. al. Portugal: Porto Editora, 2006.

DIOLINA, Kátia; BUENO, Luzia. Nas ondas do meme em prol do multiletramento. João Pessoa, Revista Prolíngua, v. 14, n. 2, p. 126-138, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/48838. Acesso em: 11 out. 2020.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução Roberto Cadalto Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MAIA, Junot de Oliveira. Novos e híbridos letramentos em contexto de periferia. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 59–71.

MELÃO, Dulce Helena; BALULA, João Paulo Rodrigues. Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de Português. Exedra: Revista Científica, Coimbra, n. 6, p. 229-242, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4223027. Acesso em: 2 fev. 2020.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

ROJO, Roxane. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Ensino Superior Unicamp, Campinas, n. 9, p. 19-38, 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_1.pdf. Acesso em: 11 out. 2020.

SOUSA, Francisco Diego; BESSA, Maria Aparecida Porto; BERNARDINO, Rosângela Alves dos Santos. “O que Achamos do Filme 365 DNI”: responsabilidade enunciativa e atos ilocucionários no gênero podcast. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-20, 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2730/2460. Acesso em: 11 out. 2020.

Published

2022-06-29