Inventividades criativas de gênero e sexualidade em uma escola de Educação Infantil

espaços de resistência a partir de uma educação menor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33830

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação Infantil

Resumo

Este artigo busca analisar algumas estratégias de resistência, que tomamos como inventividades criativas e que possibilitaram a promoção do debate acerca das questões de gênero e de sexualidade em uma escola de Educação Infantil. A partir do filósofo Silvio Gallo, tecemos algumas interlocuções com o conceito de educação menor enquanto uma educação que promove espaços de construção coletiva e que age nas brechas, fazendo emergirem espaços outros, os quais escapem às lógicas e às normas instituídas em direção a uma educação que promova as diferenças de gêneros e de sexualidades. Analisamos três inventividades criativas, ou seja, ações desenvolvidas na escola de Educação Infantil que promoveram a igualdade e a equidade de gênero e sexualidade, a saber: “Tenda Temática”, “Liga da Coruja” e “Ciranda dos Saberes”. Essas inventividades constituíram-se enquanto estratégias de resistência a partir de uma educação menor, a qual exige a criação de espaços outros, espaços coletivos e criativos e que promovam uma educação plural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

É Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo realizado Pós-doutorado na Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Rio Grande e líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE).

Juliana Lapa Rizza, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 Doutora em Educaçã o pela Universidade Federal do Rio Grande, e graduada em Pedagogia pela mesma
instituição na qual realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Atua
como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE), e como coordenadora do projeto
Escola Promotora da Igualdade de Gênero

Referências

BUJES, Maria Isabel Edelweiss. A invenção do eu infantil: dispositivos pedagógicos em ação. Rev. Bras. Educação, Rio de Janeiro, n. 21, p. 17-39, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 fev. 2021.

CAMARGO, Ana Maria Faccioli de; RIBEIRO, Cláudia. Sexualidade(s) e infância(s): a sexualidade como um tema transversal. Campinas, São Paulo: Editora da Universidade de Campinas, 1999.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 2014.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 8. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert, RABINOW, Paul. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 273-295.

GALLO, Sílvio. Educação menor: produção de heterotopias no espaço escolar. In: GRUPO TRANSVERSAL (org.). Educação menor: conceitos e experimentações. Curitiba: Appris, 2015. p. 75-88.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, 2002, p. 169-178. ISSN 2175-6236 (online). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926/15194. Acesso em: 25 de fev. 2021.

GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor: variáveis e variações. 36ª Reunião Nacional da ANPEd – 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO. 2013a. p. 1-12. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_encomendados/gt13_trabencomendado_silviogallo.pdf. Acesso em: 28 fev. 2021.

GALLO, Silvio. Infância e Resistência – resistir a quê? Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, n. 61, p. 199-211, nov. 2013b.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. p. 15-34.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, Ed. 16, 2014.

MACHADO, Maria Angélica; RODRIGUES Roselle Solano; OLIVEIRA Vânia. Dialogando sobre gênero na EMEI Deborah Thomé Sayão. In: RIZZA, Juliana Lapa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa; COSTA, Ana Luiza Chaffe (org.). Tecituras sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019. p. 203-209.

PARAÍSO, Marlucy Alves. A ciranda do currículo com gênero, poder e resistência. Currículo sem Fronteiras, v. 16, n. 3, p. 388-415, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/art_v16_n3.htm. Acesso em: 25 fev. 2021.

PARAÍSO, Marlucy Alves; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Currículos, Gêneros e sexualidades para fazer a diferença. In: PARAÍSO, Marlucy Alves; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 13-21.

PEREIRA, Lara Torrada; RIBEIRO, Paula Regina Costa; RIZZA, Juliana Lapa. A ofensiva antigênero e seus efeitos: um projeto-experiência com professoras/es da Educação Básica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 28, p. 107-126, jan./abr. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1093. Acesso em: 25 fev. 2021.

RIBEIRO, Cláudia Maria. Nas tendas da sexualidade e gênero: heterotopias no currículo. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; SILVA, Méri Rosane Santos da; GOELLNER, Silvana Vilodre (org.). Corpo, gênero e sexualidade: composições e desafios para a formação docente. Rio Grande: Editora da FURG, 2009. p. 67-76.

RIBEIRO, Paula Regina Costa. Inscrevendo a sexualidade: discursos e práticas de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. 125p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

SOUZA, Nadia Geisa S. de. Práticas escolares: implicações na produção do corpo, da sexualidade e do gênero. In: RIZZA, Juliana Lapa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa; COSTA, Ana Luiza Chaffe (org.). Tecituras sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019. p. 203-209.

XAVIER FILHA, Constantina. Gênero e sexualidade na infância: construção de pânicos morais. In:

RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes (org.). Interlocuções sobre gêneros e

sexualidades na educação. Rio Grande: Editora da FURG, 2018. p. 123-140.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê “Relações de gênero e sexualidades nas escolas”