As dificuldades de adaptação das crianças ao ingressarem no ambiente escolar

Authors

  • Vandressa dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edvonete Souza de Alencar Universidade Federal da Grande Dourados https://orcid.org/0000-0002-5813-8702

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.32916

Keywords:

Infância. Educação Infantil. Ambiente Escolar.

Abstract

O presente artigo objetiva analisar as dificuldades que as crianças na Educação Infantil têm de se adaptar a novos ambientes longe de seus familiares, investigar o processo de ingresso das crianças na escola e as características relevantes referentes à dificuldade de adaptação. Para tal, apontamos os desafios e os avanços em busca da conquista de um atendimento educacional de qualidade e identificamos algumas das dificuldades e consequências do processo de adaptação das crianças que estão ingressando a educação infantil e o ensino fundamental. Na investigação, usamos a metodologia bibliográfica. Organizamos as análises em quatro categorias: o brincar – que facilita a interação e adaptação dos sujeitos no acesso ao novo; o processo de leitura e aprendizagem – que é essencial no âmbito escolar; as emoções – um dos registros primordiais da subjetividade humana; e a família – que deve se manter em diálogo constante com a instituição. Tais categorias promovem reflexões sobre as dificuldades de adaptação das crianças no ambiente escolar.

 

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Author Biographies

Vandressa dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Pedagoga pela Universidade Federal da Grande Dourados, atua na área administrativa e comercial em Sintra- Portugal , possui como área de atuação estudos sobre a Educação Infantil. 

Edvonete Souza de Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP é  docente na Universidade de Brasília na Faculdade de Educação, participa do Grupo  de Pesquisa TeiaMat, possuindo como área de atuação  a Educação Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 

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Published

2024-06-19