As dificuldades de adaptação das crianças ao ingressarem no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.32916Keywords:
Infância. Educação Infantil. Ambiente Escolar.Abstract
O presente artigo objetiva analisar as dificuldades que as crianças na Educação Infantil têm de se adaptar a novos ambientes longe de seus familiares, investigar o processo de ingresso das crianças na escola e as características relevantes referentes à dificuldade de adaptação. Para tal, apontamos os desafios e os avanços em busca da conquista de um atendimento educacional de qualidade e identificamos algumas das dificuldades e consequências do processo de adaptação das crianças que estão ingressando a educação infantil e o ensino fundamental. Na investigação, usamos a metodologia bibliográfica. Organizamos as análises em quatro categorias: o brincar – que facilita a interação e adaptação dos sujeitos no acesso ao novo; o processo de leitura e aprendizagem – que é essencial no âmbito escolar; as emoções – um dos registros primordiais da subjetividade humana; e a família – que deve se manter em diálogo constante com a instituição. Tais categorias promovem reflexões sobre as dificuldades de adaptação das crianças no ambiente escolar.
Downloads
References
ANDRADE, Maria Ináuria Ferreira de. O processo de adaptação e a importância do acolhimento na Educação Infantil. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/42126/2/OProcessoDeAdapta%C3%A7%C3%A3oEAcolhimento_Artigo_2016.pdf. Acesso em: 22 abr. 2018.
BARROSO, Gabrielle Peçanha. Tecendo ideias sobre a importância da relação família e escola na infância. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2014. Disponível em: http://www2.unirio.br/unirio/cchs/educacao/graduacao/pedagogia-presencial/GABRIELLEPESSANHABARROSO.pdf. Acesso em: 13 set. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília, 1998. v. 1.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 2010.
DIAS, Edilamar Borges; CAMPOS, Rosânia. Sob o olhar das crianças: a transição escolar da educação infantil para o ensino fundamental na contemporaneidade. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 244, p. 635-649, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812015000300635&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 jun. 2018.
INSTITUTO AVISA LÁ. Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da educação. São Paulo, 2015.
MARTINATI, Adriana Zampieri; ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da. “Faz de conta que as crianças já cresceram”: o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 19, n. 2, p. 309-320, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200309&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 4 jun. 2018.
MARTINS, Josy Cristine; FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A transição da criança da educação infantil para o ensino fundamental. Cad. Pes., São Luís, v. 23, n. 2, maio/ago. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v23n2p73-88. Acesso em: 4 jun. 2018.
MARTURANO, Edna Maria; GARDINAL, Elaine Cristina. Um estudo prospectivo sobre o estresse cotidiano na 1.ª série. Aletheia, Canoas, n. 27, p. 81-97, 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942008000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 6 jun. 2018.
MENON, Aline; CORSO, Angela Maria. Adaptação infantil: a relação entre a instituição infantil e a família. Irati: Unicentro, 2011. Disponível em: https://anais.unicentro.br/seped/pdf/iiiv3n1/165.pdf. Acesso em: 22 abr. 2018.
NUNES, Jéssica Schmidt, Diálogos com crianças sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental. Revista Pedagógica, ano 15, n. 28, v. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v14i28.1379 . Acesso em: 4 jun. 2018.
OLIVEIRA, Paula da Rocha Gomes, O período de adaptação no processo educativo: um levantamento bibliográfico e metodológico. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Unicamp, Campinas, São Paulo. 2011. 80p. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000846286 . Acesso em: 22 abr. 2018.
PAVESI, Renata. A adaptação inicial na Educação Infantil: reflexões sobre a prática no Centro de Convivência Infantil Chalezinho da Alegria da UNESP de Presidente Prudente/SP. UNESP, Presidente Prudente, São Paulo. 2012. Disponível em: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/inscricoes/PDF_SWF/14926.pdf. Acesso em: 22 abr. 2018.
QUERIDO, Aparecida de Fátima Ferraz. Afetividade e formação em educação física: um estudo com professores formadores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo. 2007. 135p. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16305/1/Aparecida.pdf. Acesso em: 21 set. 2018.
RAPOPORT, Andrea; PICCININI, Cesar Augusto. O ingresso e adaptação de bebês e crianças pequenas à creche: alguns aspectos críticos. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 81-95, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722001000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 abr. 2018.
SOUZA, Dorotéia Alves de.; ALMEIDA, Cesário Ferreira de; A importância da proximidade família e escola no desenvolvimento escolar da criança no ensino infantil. Otoni: FUPAC, 2015. Disponível em: http://www.unipacto.com.br/revistamultidisciplinar/arquivos_pdf_revista/revista2015_1/3.pdf. Acesso em: 22 abr. 2018.
TREINTA, Fernanda Tavares; FARIAS FILHO, José Rodrigues Farias; SANT’ANNA, Annibal Parracho.; RABELO, Lúcia Mathias. Metodologia de pesquisa bibliográfica com a utilização de método multicritério de apoio à decisão. Production, v. 24, n. 3, p. 508-520, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65132013005000078. Acesso em: 8 out. 2018.
ZANATTA, Joana; MARCON, Vera Inês; MARASCHIN, Maria Lucia Marocco. O processo de transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental: desafios e possibilidades. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, Rio Grande do sul. 2015. 27p. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1204 . Acesso em: 9 jun. 2018.
ZENDRON, Alessandra Ballestero Fukoshima; KRAVCHYCHYN Helena; FORTKAMP Eloísa Helena Teixeira; Vieira, Mauro Luís. Psicologia e educação infantil: possibilidades de intervenção do psicólogo escolar. Barbaroi, Santa Cruz do Sul, n. 39, p. 108-128, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000200012&lng=pt&nrm=iso . Acesso em: 22 abr. 2018.