Educação financeira autônoma para o ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.31863

Palavras-chave:

Educação Financeira, Paulo Freire, Ensino Médio

Resumo

Esse texto trata de um relato de experiência, decorrente da aplicação de um produto educacional, e tem como objetivo sugerir possíveis associações de aspectos da Educação Financeira com as aulas de Matemática Financeira no Ensino Médio, para propiciar aos estudantes, deste nível de ensino, conhecimentos que possam dar-lhes autonomia e segurança em relação a sua vida financeira. É uma pesquisa qualitativa, apoiada na metodologia de pesquisa da Engenharia Didática e embasada teoricamente em Paulo Freire. Sendo assim, os resultados obtidos apontam à relevância de se trabalhar a temática com os alunos adolescentes, oportunizando aos mesmos, conhecimentos para ter uma vida tranquila financeiramente.

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Biografia do Autor

Luiz Henrique Ferraz Pereira, Universidade de Passo Fundo/RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (1987) e mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001). É doutor em educação pela PUCRS (2010). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, matemática moderna, matemática, história da matemática, recurso didático-pedagógico e jogos.

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Publicado

2022-12-21