Supervisão do percurso profissional
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30704Keywords:
Supervisão, Dimensões da supervisão, Desenvolvimento profissional, Relato de experiênciaAbstract
Neste texto a autora apresenta um relato reflexivo sobre a sua própria experiência pessoal-profissional na área da supervisão, com especial destaque para o contexto dos mestrados profissionalizantes em ensino e do mestrado académico Educação e Formação do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal). Partindo da ideia inspiradora do tríptico didático de ALARCÃO (1994; 2009; 2020), a autora transfere a mesma conceptualização para a área da supervisão como modo de estruturar a sua experiência na área da supervisão. Assim, no presente texto a autora começa por definir supervisão no âmbito da formação de professores e do desenvolvimento profissional como forma de sustentar a reflexão, para, seguidamente, apresentar as dimensões do tríptico supervisivo (a dimensão profissional, a dimensão curricular e a dimensão investigativa), terminando com uma interrogação sobre a necessidade de se criar um “terceiro espaço” configurador da dimensão político-interventiva da supervisão.
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