Personagem em Libras

o trabalho com textos descritivos na formação do pedagogo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30624

Keywords:

Formação de professores, Classe inclusiva, Libras

Abstract

A formação de professores para as práticas inclusivas e emancipatórias em sala de aula é um desafio para as instituições de ensino superior. Por isso, é relevante socializar as experiências realizadas nesse nível de ensino. Diante disso, objetivamos analisar a apresentação de personagem, uma atividade de produção textual do tipo descritivo, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), desenvolvido junto à uma turma de Pedagogia do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras - PB, no semestre 2016-2. A metodologia utilizada na pesquisa foi o relato de experiência. Os dados foram analisados em uma abordagem qualitativa. Concluímos que a atividade favoreceu a construção, junto aos licenciandos, de aprendizados que os permitem refletir sobre aspectos lexicais, semânticos e pragmáticos de uso da Libras, bem como na inserção desse sistema linguístico em atividades didáticas que podem ser propostas em classes inclusivas com surdos.

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Author Biographies

Alanna Gadelha Batista, Universidade Federal de Campina Grande

Pedagoga pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Especializanda em Neuropsicopedagogia. Colaboradora do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA), UFCG. Tem interesse em temas relacionados à: Tecnologias na Educação; Objetos Virtuais de Apredizagem (OVA); Jogos Educativos Digitais; Formação de professores em Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Ensino Híbrido.

Egle Katarinne Souza da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG no, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Licenciada em Química pela UFCG no Centro de Formação de Professores. Especialista em Química Tecnológica e Meio Ambiente pela Faculdade São Francisco da Paraíba e em Docência do Ensino Superior na Universidade Cândido Mendes. Gestora da ECIT Cristiano Cartaxo e colaboradora do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem.

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Published

2020-11-30

Issue

Section

Relatos