O paradoxo entre as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia e a prática profissional em gestão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30214

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Diretrizes curriculares, Gestão escolar

Resumo

As preocupações com a formação de professores, bem como o processo de gestão da educação básica não é objeto recente de discussão, ganhando destaque a partir da década de 1990. Em meio à crise histórica de identidade do Curso de Pedagogia e a influência constante do Estado na regulação no ensino superior e da educação básica, buscou-se fazer resgate histórico, discutindo o papel do diretor de escola e contextualizando a normativa para a sua formação. Pautamos a pesquisa na análise documental e qualitativa fundamentada nas categorias: história, diretrizes curriculares, formação e gestão. Na tentativa de legitimar o papel do pedagogo, vislumbramos a formação acelerada pautada em diretrizes que preconizam egresso do ensino superior com muitas atribuições, mas que, diante da complexidade do papel do gestor escolar, não adquire competências suficientes no processo de formação inicial, o que torna incoerente a exigência primária desta habilitação ao cargo de diretor de escola.

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Biografia do Autor

Rui Anderson Costa Monteiro, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação. Mestre em Políticas Sociais. Especialista em Direito Educacional e Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física e Pedagogia. Docente da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP) com foco na área de formação de professores e políticas de educação. Professor de Educação Física da rede pública do município de São Paulo. Coordenador de projetos para a formação de professores (PIBID). Autor do livro - Uma perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases no Cotidiano Escolar. Autor de capítulos de livro sobre políticas de educação e formação de professores (PIBID). A área de estudo acadêmico volta-se para a compreensão da legislação e políticas da educação brasileira somado aos estudos relacionados aos fundamentos da Educação Física Escolar e para a formação de professores no Brasil. CONTATO: profruianderson@gmail.com

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Publicado

2020-11-30

Edição

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Artigos