Avaliando o modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho
entre a qualidade desejada e a qualidade percebida
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29962Keywords:
Formação inicial de professores, Estágio, Perceções, QualidadeAbstract
O presente artigo incide num estudo de avaliação do atual modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho (Portugal), criados no âmbito da Reforma de Bolonha. Esse modelo integra um conjunto de estratégias formativas de orientação reflexiva, conferindo destaque à investigação pedagógica como estratégia de desenvolvimento profissional dos futuros professores. O estudo, efetuado 10 anos após a implementação do modelo, envolveu o inquérito por questionário a supervisores da universidade (n=34), orientadores cooperantes das escolas (n=112) e ex-estagiários (n=133). Apresentamos resultados relativos às suas perceções sobre o contributo do modelo no desenvolvimento profissional e as medidas institucionais desenvolvidas para melhorar o seu funcionamento. Ao confrontar pressupostos e linhas de ação do modelo com as perceções dos atores, identificam-se aproximações e afastamentos entre a qualidade desejada e a qualidade percebida, o que permite traçar algumas propostas de desenvolvimento futuro.
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