A dialética de ostensivos e não-ostensivos no contexto da álgebra escolar
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27840Keywords:
Educação Matemática, Dialética ostensivo/não-ostensivo, Teoria Antropológica do DidáticoAbstract
Neste trabalho problematizamos sobre que condições a dialética de objetos ostensivos/não-ostensivos pode contribuir para o ensino da álgebra escolar. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é criar condições para o ensino da matemática escolar, em particular, a noção de operações com polinômios a partir de materiais manipulativos, tomando como base o uso de objetos geométricos, em que assumimos como pressuposto teórico as noções da teoria antropológica do didático. Os resultados obtidos apontaram que o uso de materiais manipulativos inspirados na Geometria Plana deu sentido e significado ao ensino da álgebra escolar, além de apontar fatores determinantes na construção de saberes do discente, como a noção de Geometria Analítica e novas formas de relações com problemas polinomiais.
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