Aulas experimentais de biologia

um diálogo com professores e alunos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.26708

Abstract

Este trabalho objetiva analisar quais são os principais desafios e dificuldades que os professores de Biologia enfrentam para preparar e ministrar aulas experimentais em escolas da rede pública de ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados a professores e alunos de três escolas (duas urbanas e uma do campo). Esta pesquisa possui caráter quanti-qualitativo a partir de questionários e entrevistas. Por meio da pesquisa, verificou-se que entre os argumentos utilizados, por muitos docentes, para empregar pouco as aulas práticas estão a grande quantidade de alunos por sala de aula e a indisciplina.

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Author Biographies

Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, UFFS

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1990), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2004) e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista (1996). Em 2010 concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com um estudo sobre a trajetória intelectual de Arthur Ramos e a educação.. Atualmente é professor do Magistério Superior junto a Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS Campus de Realeza PR. Foi professor de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Franca e da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem experiência na área de História da Educação como destaque para estudos sobre a memória e a formação de professores.

Adriane Martins Zanon, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Professora da Rede Estadual do Paraná.

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Published

2021-04-09