ASPECTOS ENVOLVIDOS NA TOMADA DE DECISÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DIANTE DE SITUAÇÕES ECONÔMICO-FINANCEIRAS A PARTIR DE UMA TAREFA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19143Abstract
Este artigo apresenta uma análise das argumentações de licenciandos em Matemática com relação à tomada de decisão diante de situações econômico-financeiras a partir do questionário semiestruturado e de uma Tarefa. Para tanto, para a produção de dados, adota-se a abordagem qualitativa, embasada em Lüdke e André (1986) e se tomam os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2009), constituído por três etapas: pré-análise, exploração e interpretação dos resultados. Concluiu-se que as escolhas dos licenciandos revelaram argumentos majoritariamente vinculados a aspectos comportamentais, seguido por econômicofinanceiros e, em raros casos, socioculturais. Com relação ao aspecto comportamental, pondera-se que as escolhas são geralmente embasadas na confiabilidade da marca ou da loja.