A transição entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental
por uma transição sem rupturas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.19060Abstract
Neste artigo pretende-se discutir dois dos aspectos presentes, no nosso ponto de vista, na cisão que vem acontecendo na transição entre os níveis da Educação básica, em especial no ensino fundamental, foco deste trabalho: o sujeito escolar subjacente ao ensino de Língua Portuguesa nas duas etapas do ensino fundamental e as diferentes concepções que embasam as práticas dos professores dessas duas fases do ensino. Para isso apresentaremos: concepções de linguagem, concepções sobre gramática, concepções de sujeito e modos de pensamento. Para isso dialogaremos com Senna (2001), Travlagia (2009), Neves (2002, 2007), Auroux (2002), dentre outros. Orientamos nosso trabalho a partir de pesquisa científica de base teórico-conceitual desenvolvida pelos integrantes do Grupo de Pesquisa “Linguagem, Cognição Humana e Educação Inclusiva”.